Domingo, 28 de junho de 2026, 07:40h
Home Cultura e turismo
Em mais de 12 horas de músicas, bandas de todo o Estado fizeram apresentações no festival
A praça Dedê Serpa foi transformada em um grande palco para as músicas de 26 bandas no último domingo (16). Em uma grande celebração musical, o público que lotou o local pôde curtir clássicos do repertório nacional e internacional interpretados de formas especiais pelos mais de 1,3 mil músicos que passaram pela raia de apresentações do 26º Festival de Bandas.
A abertura oficial foi realizada pelo prefeito Daniel Raupp e pela coordenadora municipal de Cultura, Joice Kaul, que destacaram a tradição do festival, reunindo músicos de diversas faixas etárias para celebrar a cultura das bandas. A Banda do Corpo de Fuzileiros Navais de Rio Grande executou o Hino Nacional e o Hino Rio-Grandense. O Hino de São Lourenço do Sul foi executado pelo Projeto Orquestra e Coral Municipal.
Em seguida, iniciaram as apresentações das 26 bandas vindas de diferentes municípios gaúchos, mostrando versatilidade com seus instrumentistas e corpos coreográficos, agradando quem foi até a praça. Moradora do interior, Maria Helena Podewils foi até a cidade para o evento. “Não dá para dizer qual banda está mais bonita”. Sua filha, a pequena Júlia, completou o comentário da mãe: “Mais bonitas são as dançarinas”.
Além de uma grande mescla musical, o festival foi também de muita emoção. A banda lourenciana Monsenhor Gautsch comemorou seus 20 anos com duas apresentações, uma com os atuais integrantes e outra reunindo ex-integrantes, muitos dos quais já não moram em São Lourenço do Sul e outros que tocaram ao lado dos filhos, hoje músicos da banda. Ao encerrar as apresentações, a Banda Musical Municipal Luiz Carlos Colvara, que promove o evento junto a Coordenadoria Municipal de Cultura, homenageou vários de seus ex-integrantes, marcando os 31 anos de atuação do grupo. O momento foi também de emoção com pais e filhos que fazem a trajetória da banda.
“Foi um grande encontro, cheio de emoção, com artistas nervosos pela primeira apresentação e outros experientes, profissionais que viajam o mundo, reunidos no mesmo evento. E tem todo o caráter de fortalecimento entre família e banda que é muito legal”, comenta a coordenadora de Cultura, Joice Kaul. Ela também comemora a grande repercussão entre a comunidade e as próprias bandas participantes, além do grande número de visitantes que estiveram na cidade movimentando a economia local.
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados