Sunday, 14 de July de 2024, 10:04h




Galerias

Especiais

Jornal Tradição

II Caderno Especial Fenadoce 2019 2019/06

Receitas

Tabule

Assine


Home Variedades

Variedades

17-06-2019

Complexo de Saúde Unimed, em Pelotas, entra em funcionamento pleno a partir de 15 de julho


Foto: Michel Corvello/Prefeitura de Pelotas

A partir do dia 15 de julho, o Complexo de Saúde Unimed, localizado na rua Doutor Geraldo Treptow, 250, no bairro Três Vendas, deve estar em plena atividade, quando entra em funcionamento a unidade de Internação: o Hospital Unimed Pelotas. No local, já funcionam: desde 2014; o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI); o Laboratório de Análises Clínicas, desde 2017; o Centro Clínico, o Integrar – Centro Mutidisciplinar de Desenvolvimento Humano e o Pronto Atendimento, em 2018; e mais recentemente, neste ano, o serviço de Endoscopia.


A inauguração do hospital ocorreu na última quinta-feira (13), com as presenças do governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB) e da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), entre colaboradores, corpo médico e convidados. De acordo com a vice-presidente da Unimed Pelotas, Susane Klug Passos, o próximo mês será de contratação e treinamento de pessoal e de calibragem e testes dos equipamentos. “Nos últimos dois anos, a nossa equipe de colaboradores mais que duplicou, passando de 200 para 425 pessoas”, diz. Segundo ela, o hospital ainda está em fase de contratação e o quadro pode chegar a 500 funcionários quando estiver em pleno funcionamento.



A princípio, o local irá funcionar em regime de hospital-dia, oferecendo centro cirúrgico ambulatorial, atendimento especializado em cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, plástica e vascular, coloproctologia, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, otorrinolaringologia, traumatologia e urologia. Com um total de 23 leitos, a vice-presidente explica que esta capacidade de atendimento deve ser muito maior e irá depender da média de tempo de internação de cada paciente. “Além disso, devemos continuar contando com a parceria dos hospitais locais, como Santa Casa, Beneficência e Miguel Piltcher para internações”, diz.


“O sistema Unimed conta com 70 mil usuários na região e compreende 13 municípios. Somente em Pelotas, são 35 mil beneficiários”, diz a vice-presidente. O pronto-atendimento é responsável por 200 atendimentos por dia. Segundo ela, com o Centro Clínico, que funciona ao lado do Pronto-Atendimento, foi possível distribuir o número de consultas eletivas e focar o serviço apenas em urgências e emergências.


Inauguração


A inauguração ocorreu em grande estilo, durante coquetel que lotou o saguão de entrada do novo hospital. Tanto o governador quanto a prefeita, foram unânimes em destacar o empreendedorismo do Sistema Unimed, ao acreditar no potencial que o município tem a oferecer a quem escolhe aqui se estabelecer. “Este empreendimento além de trazer mais qualidade de vida à população de Pelotas, vem ajudar a diminuir a pressão da estrutura instalada dos estabelecimentos de saúde locais”, disse o governador. Construído a partir de recursos financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE),  Leite destacou além do olhar de empreendedores da direção, a oportunidade de oferecer um atendimento mais qualificado na área da saúde. “É uma empresa gerando 400 empregos diretos, o que representa grande relevância para a economia regional e que também vem consolidar a posição de Pelotas como polo regional e referência em atendimento à saúde”, disse.


O governador também reafirmou o compromisso assumido pelo governo com os hospitais e prefeituras da região para o repasse até o mês de setembro do ano que vem, em 15 prestações, de R$ 260 milhões e outros R$ 216 milhões acordados com os prefeitos, relativos a repasses que não tinham sido feitos entre 2014 e 2017. Além disso, disse que o Estado não deve mais atrasar custeios, evitando assim, a criação de novos passivos.


A prefeita Paula destacou o esforço coletivo que resultou no empreendimento. “Eu vejo neste hospital um símbolo do que Pelotas tem de melhor, um retrato da capacidade de empreendedorismo das pessoas que integram o sistema Unimed, com seriedade, dedicação e espírito coletivo”, disse. “Isto me inspira como líder e me faz olhar com otimismo, esperança e confiança na nossa capacidade de superação”.


O presidente da cooperativa, o médico Luís Olímpio Dias Jordão, se emocionou ao abrir a solenidade, destacando que o empreendimento será um marco no sistema de saúde da cidade e da região. “A Unimed Pelotas ao longo dos seus 40 anos de história, se tornou a maior operadora de saúde da região e agora oferecemos para a comunidade um hospital com infraestrutura moderna e significativa. Com foco nas práticas de segurança do paciente, qualidade de atendimento e no que tem sido a nossa vocação: cuidar das pessoas”.


Complexo de Saúde Unimed


Centro Clínico


Conta com consultórios médicos para atendimento clínico, ginecológico, pediátrico e traumatológico, além de salas para aplicação de medicação, procedimentos médicos, enfermagem e observação.


Hospital


Estrutura moderna com tecnologia avançada e atendimento focado no jeito Unimed de cuidar. O serviço contará com salas de recuperação, salas de cirurgia, unidade de internação e um centro de esterilização que será também, um prestador particular de serviços para a região.


Medicina Ocupacional


O serviço auxilia as empresas a se adequarem às exigências de legislação, em relação à saúde e à segurança dos trabalhadores. Além disso, possui unidade móvel possibilitando o atendimento no local de trabalho.


Centro de Diagnóstico por Imagem


Referência na cidade e na região, oferece aos beneficiários e particulares a realização de tomografia, ressonância magnética, radiografia, ultrassonografia e mamografia.


Endoscopia


Realiza exames de endoscopia digestiva, colonoscopia e broncoscopia. O beneficiário pode escolher o médico cooperado para realizar o exame.


SOS


Pelo 0800 53 7474, a equipe de suporte avançado presta atendimento pré-hospitalar, de urgência e emergência durante 24 horas.


Laboratório de Análises Clínicas


Com equipamentos de tecnologia avançada e equipe qualificada, também realiza coleta domiciliar para pacientes com dificuldades de locomoção. O serviço atende beneficiários e particulares. Os resultados dos exames são disponibilizados no serviço e na internet, pelo site e aplicativo.


Pronto Atendimento


Utiliza o Protocolo de Manchester para classificar os pacientes de acordo com a sua prioridade, em casos clínicos adultos e pediátricos. Funciona nas 24 horas e fornece atendimento por estratificações de risco. Dispõe de especialistas de apoio, como cirurgião buco-maxilo e geral, ginecologia, neurologia e radiologia.


 

Redator: Tradição Regional



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Complexo de Saúde Unimed, em Pelotas, entra em funcionamento pleno a partir de 15 de julho





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Complexo de Saúde Unimed, em Pelotas, entra em funcionamento pleno a partir de 15 de julho


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados