Domingo, 28 de junho de 2026, 05:52h
Home Cultura e turismo
Agora é definitivo: o desfile de cavalarianos do dia 20 de setembro vai ser realizado em Piratini. Na quinta-feira (20), piquetes tradicionalistas do município decidiram que a doença não será empecilho para a realização do evento, ao contrário do que já haviam divulgado no início do mês de agosto, quando anunciaram o cancelamento do evento.
Após três novas reuniões e a recusa do CTG 20 de Setembro em estar à frente do desfile, dado o alto valor da multa (entre R$ 13 e R$ 45 mil) em caso de algum animal estar contaminado, a Prefeitura decidiu abraçar a causa: irá se responsabilizar, não só pela estrutura montada na avenida Maurício Cardoso, mas também pela coleta e envio do material (sangue) para um laboratório fora do Estado.
O assunto teve um desfecho em uma última reunião entre o representante do executivo Alex Matos, patrões e vice-patrões de piquetes presentes na Câmara de Vereadores, quando tomaram as últimas decisões relativas ao assunto.
O recolhimento do material começou na sexta-feira (21) no Cancelão e na chamada 4ª Zona. Para cavalos criados na zona urbana ou próximo dela, o parque do Sindicato Rural foi a referência. A coleta segue durante todo o fim de semana nos demais quatro distritos e será concluída no domingo (30).
A conta será dividida, ficando a cargo da Prefeitura os valores referentes ao veterinário e envio via correio. Ao dono do animal caberá o custo do exame, algo em torno de R$ 85.
O atestado para negativa de mormo terá validade de 60 dias e este ano não haverá competição entre os piquetes. Conforme Matos, a Prefeitura desembolsará valores para testar até 400 equinos, número que já inclui os animais que forem participar do Rodeio Farroupilha, que também está garantido.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados