Domingo, 28 de junho de 2026, 05:52h
Home Cultura e turismo
Na foto, os desfiles tradicionalistas de 2014; Neste ano, decreto assinado pelo prefeito cancela os desfiles
Capão do Leão, pela primeira vez desde sua emancipação ocorrida em 1982, cancelou os desfiles de 20 de setembro. O motivo é a alta morbidade da doença infecto contagiosa conhecida como mormo, causada pela bactéria Burkholderia Mallei, que acomete equinos podendo atingir outras espécies de animais, sendo ainda fatal para o ser humano.
O decreto nº 078, de 17 de agosto, que cancela a participação de equinos no desfile tradicionalista foi assinado pelo prefeito Claudio Vitória, baseado na orientação da Vigilância Sanitária e a dificuldade do município em garantir a circulação de animais sadios e o risco de transmissão da doença, principalmente para o ser humano.
A decisão do cancelamento dos desfiles partiu do consenso definido em reunião na semana passada entre entidades tradicionalistas, Defesa Civil, Vigilância em Saúde, Emater e Inspetoria Veterinária.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados