S�bado, 27 de junho de 2026, 22:30h
Home Cultura e turismo
Após anúncio do prefeito Eduardo Leite, repasse para Carnaval será de R$ 300 mil
Verba para a folia de 2016 será de R$ 300 mil, contra R$ 2,1 milhões deste ano
As entidades carnavalescas se surpreenderam com o anúncio de que a Prefeitura de Pelotas vai reduzir em R$ 1,8 milhão o repasse para a realização da folia. Foram R$ 2,1 milhões gastos este ano contra R$ 300 mil previstos para 2016. Infraestrutura, subvenções, premiações e outras despesas não serão bancadas pelo Executivo. "Com esse valor, não tem como fazer Carnaval", afirma o presidente da Associação de Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), Jorge Vasques.
O representante explica que o Carnaval gera mais de 1,5 mil empregos temporários, entre músicos, artesãos, costureiros e outros profissionais. As 35 entidades em Pelotas agora buscam soluções para realizar a festa. "Foram firmados compromissos, expectativas. Nem local nós temos. Vamos ter que nos reorganizar", lamenta. Os carnavalescos organizam manifestação no sábado (26), às 11h, no Calçadão da Andrade Neves.
O corte faz parte do enxugamento de recursos previstos para o próximo ano. O prefeito Eduardo Leite (PSDB) ainda anunciou que serão reduzidas verbas para eventos como Fenadoce, Expofeira, Natal e queima de fogos de artifício na Praia do Laranjal no final de ano. Segundo Eduardo, o que for economizado será destinado às obras de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), mediante às dificuldades fiscais dos governos estadual e federal de honrar os repasses.
Outros cortes serão anunciados. Até o final do mês, o Executivo vai entregar à Câmara a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) com a reformulação dos recursos para o ano que vem.
Redator: Rádio Gaúcha
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados