S�bado, 27 de junho de 2026, 09:45h
Home Cultura e turismo
Evento bateu recordes ao receber 15 mil visitantes que consumiram 3,8 toneladas de morango
Turuçu realizou, no sábado (31) e domingo (1º), a 3ª Festa Municipal do Morango e da Pimenta, celebrando as duas tradicionais culturas locais. E mais uma vez, o evento superou as expectativas recebendo público estimado em 15 mil pessoas. Outro recorde foi a comercialização de 3,8 toneladas de morango in natura, um crescimento de cerca de 10% em relação a edição anterior.
Já na manhã do sábado (31), um encontro de produtoras rurais, realizado em parceria da Emater com a Prefeitura, recebeu mais de mil participantes. O sábado foi de grande público que pode aproveitar bailes, palestras e apresentações artísticas. À noite, subiu ao palco uma das principais atrações do evento, a dupla sertaneja Diego e Diogo, de São Paulo. O público que lotou o ginásio também festejou animado com o 5º Baile do Chopp e a banda Alegria.
O domingo também foi de bailes com as bandas Sul Brass, Karavana, Arroio do Padre, San Marino e o show de Jukebox. Pela manhã, a cerimônia de abertura oficial da festa reuniu autoridades da região, que destacaram em seus discursos a necessidade de superar a crise, com elogios à Turuçu pela grande festa, mesmo no difícil momento. “Não podemos perder o espírito de manter a energia e deixar as coisas pararem. E esta festa tem este sentido especial, tem um significado especial nestes 20 anos”, elogiou o deputado estadual Zé Nunes. Em seguida, o prefeito de Turuçu lembrou que o município enfrenta problemas financeiros no momento de crise e também climáticos que afetam a produção de morango. “Mesmo assim a festa está com esta magnitude, pois são os 20 anos de Turuçu. Temos uma festa com muita alegria, paz e união da comunidade para realizá-la e isso é o que nos deixa felizes. Nossa festa é marcante na região, somos a capital da pimenta, a terra do morango e temos que comemorar”, destacou Ivan Scherdien, em menção especial aos produtores locais.
Grande destaque do evento, o Pavilhão da Agricultura Familiar foi um dos espaços mais movimentados, onde foi até difícil circular para conferir os preciosos sabores oferecidos por produtores e agroindústrias de Turuçu. O recorde nas vendas de morango foi motivo de comemoração para os produtores. “Superou todas as nossas expectativas, foi muito além do que esperávamos e só não vendemos mais por que em alguns momentos tivemos que voltar para as lavouras para colher mais morango, ficando sem produto na feira”, comenta Ermindo Milech, presidente da Associação de Produtores. Ele explica que o sol de três dias antes da festa ajudou a fruta a ficar madura e saborosa, após tantos dias de mal tempo que os preocupava, temendo faltar morango para a festa. Organizados para o evento, os produtores garantiram a fruta, que bateu novo recorde de vendas.
Comemoração dos 20 anos de Turuçu
Ainda na tarde de sábado, o prefeito Ivan Scherdien e o vice, Ervino Ramm, acompanhados da rainha do município Ludmila Soares, e das princesas Milena Timm e Ketlin Monteiro, receberam a comunidade para a celebração dos 20 anos de emancipação de Turuçu. “É um prazer receber todos vocês aqui. Parabéns Turuçu, viva Turuçu”, festejou o prefeito, após o “Parabéns a Você” e início da distribuição do bolo”.
A festa foi toda alusiva aos 20 anos do município. “Este ano inovamos, e como presente à nossa comunidade trouxemos a dupla Diego e Diogo para comemorar os 20 anos de emancipação, o que superou nossas expectativas”, comemora o prefeito, que completou: “A festa toda superou nossas expectativas. Não foi fácil este ano de 2015 com esta crise, mas o município entendeu que a festa é marcante na região, somos a capital da pimenta, terra do morango e nestes 20 anos tínhamos que comemorar. Nossa comunidade lutou muito para a emancipação e continua lutando para o município crescer, é um momento mesmo de festejar e a comunidade merece”, avaliou o prefeito, que agradeceu aos funcionários da Prefeitura pelo sucesso da festa, assim como ao público, imprensa e entidades parceiras.
Durante a abertura oficial, além das homenagens feitas pelas autoridades presentes, foi também apresentado o novo Hino Municipal, que faz uma síntese da história do município, desde a formação da comissão de emancipação até os dias atuais com o sucesso das produções de morango e pimenta.
Sabores de sucesso
De uma forma geral, os expositores comemoram o sucesso de vendas dos mais variados produtos a base do morango, como doces, tortas e bombons, e também da pimenta, como licores, vinhos, cachaças, molhos e conservas, além de geleias. Foi a maior comercialização do evento que reúne a 14ª Fepimenta e a 14ª Oktoberfemorango.
Além das 3,8 toneladas de morango in natura comercializadas, dois sabores locais chamaram muita atenção, o espetinho de morango e o suco da fruta. Ambos preparados artesanalmente e na hora da entrega aos visitantes, eles também bateram recorde de comercialização e o público não se preocupou em enfrentar filas para saboreá-los. Nos dois dias, foram consumidos cerca de 2,5 mil copos de suco e o espetinho de morango com cobertura de chocolate superou as 5 mil unidades consumidas.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados