S�bado, 27 de junho de 2026, 05:49h
Home Cultura e turismo
O Theatro Esperança, um dos patrimônios culturais mais importantes do Estado, reabriu as portas na última sexta-feira (13). Fechado desde 2010 em virtude das obras de restauro, ele foi entregue novamente à comunidade em uma noite histórica, marcada por muita emoção e acompanhada por um grande público, que incluía autoridades de diversas localidades, professores, catadores, estudantes, artistas e representantes de diferentes setores da sociedade.
Ao abrirem-se as cortinas pela primeira vez, a plateia vibrou e os aplausos representavam o orgulho e a alegria do povo jaguarense em receber novamente o templo das artes que abriga diversas expressões artísticas e que a partir de agora dá uma nova vida para a fronteira.
No ato solene, o público acompanhou os discursos do prefeito Cláudio Martins, do vice-prefeito Lisandro Lenz, do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Eduardo Hann, do deputado federal Henrique Fontana, e do coordenador nacional do PAC Cidades Históricas, Robson Almeida. Na oportunidade, foram destacados pelas autoridades os benefícios que Jaguarão e a região ganham com este espaço totalmente recuperado, o quanto é importante manter este espaço ativo e plural e o quanto o Theatro será fundamental para fortalecer cada vez mais a arte e a cultura não só da fronteira, como de todo o Estado.
Dentro da programação, também foi realizada uma apresentação do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão, Dr. Eduardo Alvares de Souza Soares, que falou sobre a história do Theatro Esperança. Abrindo os espetáculos musicais, foi realizado o show com os músicos Alessandro Gonçalves, Paulo Timm, André Timm, Darci da Rosa, Fábio Costa e Gil Soares, artistas da terra que levam a música, a arte e a cultura de Jaguarão para diversas regiões.
O momento musical contou ainda com a apresentação de Shana Müller e Ângelo Franco, promovida pelo Espaço Cultural La Mancha, e com o show de Serginho Moah, vocalista da banda Papas da Língua.
O Theatro
O Theatro Esperança começou a ser construído em 1887 e foi inaugurado dez anos depois. É apontado como o terceiro mais antigo do Estado, precedido pelo Theatro Sete de Abril, de Pelotas, e pelo Teatro São Pedro, de Porto Alegre. É reconhecido, do mesmo modo, no cenário nacional, por sua qualidade acústica.
O prédio, tombado por seu valor histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado desde o ano de 1990, passou recentemente à tutela e proteção também do IPHAN.
A construção desponta entre os belos acervos arquitetônicos do Centro da cidade, tombada nacionalmente por seu conjunto histórico e paisagístico, contemplando mais de 800 prédios e uma área de entorno.
O porte da casa de espetáculos traduz a expansão econômica que vivia Jaguarão no final do período oitocentista e princípio do século XX, por sua vez refletida na fase áurea da construção civil e no engajamento da sociedade com a movimentação cultural e artística do país.
A cidade estava no roteiro das companhias que se apresentavam no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Pelotas e seguiam para Montevidéu e Buenos Aires. Por sua localização estratégica e importância política na região, recebeu peças de autores de renome, como adaptações de Shakespeare traduzidas, Alexandre Dumas, José de Alencar, Lobo da Costa, entre outros, conforme atestam os jornais locais.
Outro aspecto interessante, é que o espaço adaptava-se à realização de espetáculos circences. Para tanto, removiam-se as cadeiras e o piso da plateia, cujo tablado era móvel, e esta se transformava em picadeiro.
A obra
A obra teve início em 2010 e contou com recursos do PAC Cidades Históricas, do governo federal, com um investimento total de cerca de R$ 6 milhões, e gerou trabalho e renda para muitas famílias. No período de restauro foram contratados 60 funcionários diretos e 15 indiretos.
Conforme informações do escritório técnico da Secretaria de Planejamento, a 1ª etapa da obra gerenciada pelo IPHAN, que ocorreu em 2010 e 2011, envolveu o restauro da cobertura, restauro do forro de estuque, do piso das galerias e sistemas de proteção de descargas atmosféricas (SPDA).
Em 2012, foi dado início a 2ª etapa da obra, que foi gerenciada pela prefeitura e teve investimentos de R$ 4.634.198,06. Nessa etapa, finalizada em 2015, foram realizados o restauro do palco, camarins, piso da plateia, forro das galerias, escadas de madeira, restauro do foyer das lojas, reforma nos banheiros com acessibilidade, construção da escada de incêndio, iluminação e sonorização.
Ainda segundo os dados da Secretaria de Planejamento em outubro deste ano foi executado e aprovado o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), um investimento de R$ 88.993,20.
O projeto de restauro do Theatro Esperança é assinado pelo arquiteto William Pavão e a obra foi executada pela empresa Marsou Engenharia.
Confira eventos já confirmados no local:
28/11 – Show Sovaco de Cobra (20h)
6/12- Mostra Dança e Estilo: Do passado ao presente: Abrindo o baú da dança (19h30)
12/12- Espetáculo Viva - 10 anos Ayuni Studio de Dança (21h)
20/12 – 3° Mostra Espaço da Dança: “Poesia das Cores” (21h)
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados