Sexta, 26 de junho de 2026, 21:39h
Home Cultura e turismo
Colorida e com formatos típicos de Natal, bolacha chama a atenção das crianças
~Especial de Natal~
Tradicional biscoito chegou junto com os imigrantes alemães e segue como importante tradição de Natal das famílias
Em um município colonizado por alemães, a proximidade do fim de ano é também época de saborear a bolacha de Natal. Esta é uma tradição muito antiga que surgiu nos conventos e mosteiros da Alemanha, ainda na Idade Média, e chegou às terras lourencianas na bagagem dos imigrantes.
A tradição manda que, logo no início de dezembro, as famílias se reúnam para fazer os famosos biscoitinhos, que antigamente também serviam de ornamentos para os pinheiros. Alguns eram colocados em latas para durarem até a ceia, outros enfeitavam os pinheirinhos, além de serem comidos durante os quatro domingos do Advento e claro, no Natal.
O costume atravessou gerações, a bolacha ganhou o mundo e atualmente é consumida por diferentes povos, mas ainda há quem mantenha viva também a tradição de fazê-la em casa. A lourenciana Eliete Mühlenberg Cardoso é uma das pessoas que ainda hoje mantém o costume. “Desde pequena eu faço. Desde que me conheço por gente já fazia junto com minha avó. Depois com minha mãe. Sempre foi uma tradição de família”, conta. Este ano, ela fez duas mil bolachas que foram distribuídas em uma celebração da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) para as crianças do bairro Nova Esperança, no dia 22 de dezembro. “Ainda vou fazer mais para mim e minha mãe”, revela.
Especialmente para as crianças, o tradicional biscoitinho é uma festa. A começar pela produção, já que normalmente é dos pequenos da família a tarefa de enfeitar com confeitos a bolacha. “Era uma festa”, lembra Eliete, recordando os momentos de sua infância com a avó. Além disso, os formatos de estrela, anjo e pinheiro, por exemplo, chamam também a atenção das crianças.
Esta tradição de Natal acaba adquirindo um sabor especial de memórias afetivas. Eliete recorda que, além deste biscoito, sua mãe costumava fazer outro, com a mesma receita, porém maior e recheado. Especial, este era para ser degustado apenas no dia de Natal. “Eu esperava ansiosa”, lembra ela, garantindo que a tradição traz sempre boas recordações: “Eu faço e lembro. A gente revive, é um elo familiar e é bom reviver, especialmente neste momento de Natal em que ficamos mais sensíveis”.
Receita
Ingredientes
5 kg de farinha de trigo
12 ovos ½ litro de leite
100 gr de sal amoníaco
1 ½ kg de açúcar
300 gr de banha
Modo de preparo
Bater as gemas com o açúcar e então acrescentar a banha derretida, ainda morna. Depois, é preciso misturar as claras em neve e a farinha aos poucos. Mais ou menos na metade da quantidade de farinha, adicionar o leite que já está misturado com o sal amoníaco e seguir acrescentando toda a farinha. Depois, é só sovar bem. Quando a massa estiver no ponto, deixar descansar por cerca de 30 minutos. Então, basta abrí-la com rolo e cortar no fomato desejado (estrela, anjo, pinheiro) e assar. Para decorar, coloca-se merengue cozido e confeitos coloridos.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados