Sexta, 26 de junho de 2026, 20:00h
Home Cultura e turismo
Aconteceu, no dia 19 de dezembro, no salão do Clube da Terceira Idade, o 1º Seminário Espírita, promovido pela Sociedade Espírita Fé, Esperança e Caridade, em alusão aos seus 75 anos.
Com o título “Jesus, o Evangelho e a Paz”, o seminário reuniu espíritas e simpatizantes da doutrina codificada por Allan Kardec de várias cidades da Região Sul do Estado. As atividades iniciaram com a apresentação do Grupo Pazear, grupo musical de Pelotas formado por espíritas que fazem da música um instrumento para a construção da paz.
Em seguida, ocorreu a primeira palestra do Seminário, intitulada “O Evangelho e a cultura de Paz”, realizada por Vinícius Lima Lousada, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), de Bento Gonçalves.
Após a palestra, houve uma segunda apresentação do Grupo Pazear e um intervalo de confraternização, em razão do aniversário da Sociedade Espírita organizadora do evento.
Após o intervalo, ocorreu a segunda palestra, proferida por Maria Elisabeth Barbieri, presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS), que abordou o tema “Deixando Jesus nascer em nossos corações”. A presidente da FERGS também esteve presente no Programa Terceiro Milênio, que a Sociedade Espírita Fé, Esperança e Caridade possui na Rádio Portal Sul FM, aos sábados, às 12h30, ocasião em que concedeu entrevista a Edenir Madeira, apresentador do programa.
O encerramento do Seminário ficou a cargo de Milton Vaghetti e Juliano Tavares, que interpretaram temas da Música Popular Brasileira (MPB) e encerraram a apresentação cantando “Maria de Nazaré”, em homenagem ao tema central do evento.
A Sociedade Espírita Fé, Esperança e Caridade foi fundada em 30 de dezembro de 1940, na época em que Olimpo ainda era um distrito de Arroio Grande. O centro espírita fica situado na rua Mauá, nº 78. Suas sessões públicas abertas acontecem todas as sextas-feiras, às 20h, ocasião em que ocorre uma palestra abordando assuntos diversos, de acordo com a visão espírita, e logo após é oferecido o passe, considerado pelos espíritas como uma transmissão de energias positivas.
O evento aconteceu no mesmo dia em que outros movimentos celebraram a paz pelo mundo. Na mesma ocasião, em Salvador/BA, o médium espírita e conferencista de renome internacional Divaldo Pereira Franco liderou uma marcha pela paz, no contexto de um amplo movimento por ele criado, denominado “Você e a Paz”. Também no mesmo dia, aconteceu a sétima edição do movimento “América Medita”, evento que reuniu milhares de pessoas em 35 cidades das Américas, meditando simultaneamente pela construção da paz no mundo.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados