Sexta, 26 de junho de 2026, 16:19h
Home Cultura e turismo
(Da esquerda p/ direita) Romualdo Cunha, Sadi Garcia, Luiz Carlos (Grupo Balanço Novo), Aristeu Silva, Marquinhos e Mogar Ávila; Agachados: Alemão Preto e Silvinho
A placa estampada na parede do prédio em madeira rústica anuncia: “Seja bem-vindo ao ‘Bolicho do Silvinho’”. Localizada na avenida J.K. de Oliveira, nº 236, no bairro Jardim América, o pequeno bar é referência da música gaúcha, já que ali acontece, com frequência, o encontro da “gauchada” que canta e é fonte de inspiração para trovadores.
A família de Silvinho vive do lucro do pequeno bar, e dos shows que Silvinho faz pelo Rio Grande do Sul, mostrando o que possui de melhor: o talento de cantor e compositor.
Por onde passa, o cantor leva o nome de Capão do Leão, terra que escolheu para viver e que remete a boas lembranças de um passado de sucesso, muitos shows e de muitos amigos.
O gosto pela música riograndense começou cedo, quando ainda jovem nas cidades de Camaquã e Guaíba, como vocalista do grupo “Os Cancheiros”, onde permaneceu por seis anos. Já em Rio Grande, se uniu ao grupo “Cruzeiro do Sul”, permanecendo por 15 anos. Durante sua carreira gravou seis CDs. Dentre seus maiores sucessos estão “Poema Para os Olhos Tristes” e “Mulher de Açúcar”, considerados por ele como as campeãs de solicitações nas rádios.
A ideia de gravar um DVD ao lado de amigos partiu dele mesmo. “Tenho viajado pelo Estado e carrego comigo somente meus trabalhos em CD, então surgiu a ideia de chamar meus amigos para me acompanharem na gravação deste primeiro trabalho em DVD”, explica Silvinho.
Foram mais de duas horas de imagens para a gravação, que serão editadas e selecionadas para composição do primeiro DVD do “Bolicho do Silvinho”, que reuniu talentos do RS como: Grupo Musical Balanço Novo, Grupo Tropeiros da Cultura de Piratini, Luiz Fernando, Alemão Preto, Aristeu Silva, Sadi Garcia e o gaiteiro Marquinhos.
Silvinho também reuniu comunicadores tradicionais da música gaúcha da Rádio Alvorada, de Pelotas, e Rádio América, de Capão do Leão. O DVD deverá ficar pronto em 30 dias e desponta como marca registrada de Silvinho. O cantor também recordou amigos que morreram e que deixaram saudades, citando como exemplo Jorge Farias e Cacau, dois integrantes da Banda Cruzeiros do Sul. Também participaram da gravação os radialistas Mogar Ávila e Romualdo Cunha, além de outros comunicadores. Também esteve presente a presidente da Câmara de Vereadores, Nazi Medeiros, o vereador Ailton Miranda e o secretário do atual governo, Luiz Carlos Schmidt, entre outros.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados