Sexta, 26 de junho de 2026, 14:56h
Home Cultura e turismo
Festival Sesc abre com Orquestra da Ulbra
A cidade de Pelotas está recebendo pelo sexto ano consecutivo o Festival Internacional Sesc de Música. A cerimônia de abertura, ocorrida na segunda-feira (18), contou com a apresentação da Orquestra de Câmara da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), que lotou o Theatro Guarany.
Inicialmente pensado para ser um evento itinerante, o festival acabou adotando Pelotas como local fixo, devido à recepção do público. A realização do Festival Internacional Sesc de Música é de responsabilidade do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas.
Para o gerente do Sesc Pelotas, Luis Fernando Parada, o festival acaba por movimentar o comércio, valorizar a cidade e dar uma visibilidade num âmbito internacional.
A 6ª edição do evento traz representantes de 17 países e 18 Estados brasileiros. 250 alunos vieram a Pelotas para prestigiar, além das apresentações, os 21 cursos ministrados durante o período.
O festival é considerado “um grande presente para a cidade” pelo secretário de Cultura de Pelotas, Giorgio Ronna. Ele explica que a prefeitura apoia o evento através dos espaços utilizados, na montagem de exposição no Mercado Público e propiciando estadia para os professores e alunos.
O prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, destaca que o festival “serviu para inspirar a cidade em outros eventos culturais”. Para atrair turistas, segundo ele, não basta ter um belo patrimônio histórico se não houver atividades assim.
Orquestra da Ulbra
A cerimônia de abertura foi procedida pela apresentação da Orquestra da Ulbra. Em meio ao calor no Theatro Guarany, a plateia parecia acompanhar as músicas mais agitadas, balançando os leques que foram distribuídos na entrada.
O repertório conteve obras de música erudita, variando entre os períodos barroco e contemporâneo, assim como na música latino americana e na brasileira.
O violinista e solista da orquestra, Carmelo de Los Santos, acredita que toda música bem feita chama a atenção e envolve o público. Segundo ele, a música clássica acaba confinada, às vezes, devido ao processo complicado de produção, que a distancia do público. Com isso, ressalta a importância do festival na democratização da música.
A psicóloga Maria Luiza Silveira, que prestigiou a orquestra, registra que, “além do inusitado e belo repertório e da magistralidade do solista, o maestro Tiago Flores nos brinda com grande talento e competência na condução dos músicos”.
Ingressos
Todas as entradas são gratuitas, mas a organização sugere que seja entregue 1kg de alimento não perecível por pessoa. A arrecadação será direcionada a entidades sociais por meio do Programa Mesa Brasil Sesc. Cada pessoa pode retirar até dois ingressos, no Theatro Guarany (rua Lobo da Costa, 489), nos dias e horários abaixo. A distribuição será feita enquanto houver ingressos. A programação completa está no site www.sesc-rs.com.br/festival.
- 22/01: retirada de ingressos para espetáculos de 24/01
- 23, 24 e 25/01: retirada de ingressos para espetáculos de 25 e 26/01
- 25, 26, e 27/01: retirada de ingressos para espetáculos de 27 e 28/01.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados