Sexta, 26 de junho de 2026, 14:21h
Home Cultura e turismo
Atual campeã do Carnaval lourenciano, 15 de Novembro será a única escola na passarela em 2016
A folia lourenciana, que já teve cinco escolas de samba, estará desfalcada em 2016. Apenas a Escola de Samba 15 de Novembro, atual campeã do Carnaval, estará na passarela levando sua alegria para o público.
No final da última semana, foi confirmado que a Unidos da Lomba não participará do Carnaval 2016. A escola vinha sofrendo desde a enxurrada de 2011, quando perdeu documentações. A situação se agravou em meados de 2015, principalmente com a Receita Federal e, sem a documentação em dia, a agremiação não pôde receber a subvenção da Prefeitura Municipal. “Os prazos são curtos e a direção da escola optou por utilizar 2016 para se reorganizar e voltar com um bom planejamento em 2017”, conta o secretário de Turismo, Mateus Silveira.
Além da Unidos da Lomba, a Estação Primeira do Cruzeiro, que já não desfilou em 2015, fica de fora da folia este ano, assim como Vai Vai e a tradicional Jurerê da Duque, que há anos estão sem atividades.
Com apenas uma escola na passarela, o prefeito em exercício, Gilmar Lüdtke, enviou para a Câmara Municipal de Vereadores um projeto de lei para o repasse de R$ 18 mil para a 15 de Novembro, suspendendo também a participação de jurados no Carnaval. O secretário de Turismo explica que parte dos recursos que seriam para a Unidos da Lomba serão destinados aos blocos, desde que atendam a critérios técnicos, e o restante será investido em outros áreas. “Acredito que nós teremos um grande Carnaval. Nossa expectativa é de bater todos os recordes de público, não só pela nossa festa, mas também pelo cancelamento de carnavais em outras cidades. Nós entendemos o Carnaval como um investimento, um atrativo turístico que reverte em renda para vários segmentos. Acreditamos que a cidade estará lotada”, prevê Silveira, argumentando que a Prefeitura investe pouco mais de R$ 100 mil na folia para atrair turistas. “Tenho certeza que chegaremos aos R$ 45 milhões gerados pelo turismo na temporada passada e passaremos dos 20% do Produto Interno Bruto (PIB) com turismo”.
Além da Escola de Samba 15 de Novembro, a folia, que ocorre de 6 a 9 de fevereiro, contará com blocos e carros humorísticos, além das rainhas e duquesinhas dos clubes sociais na Passarela do Samba. As noites serão também de muitas festas nos clubes da cidade.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados