Sexta, 26 de junho de 2026, 09:33h
Home Cultura e turismo
Noite de abertura de espetáculos do Projeto Dandô 2016 foi especial com a participação de seis músicos
Uma noite muito especial marcou a volta do Projeto Dandô à cidade de Pedro Osório, contemplando a abertura de espetáculos no ano de 2016. O local escolhido foi o auditório da Escola Municipal Getúlio Vargas.
Para quem não conhece o Projeto Dandô - Circuito de Músicas Dércio Marques, ele foi idealizado pela cantora Katya Teixeira e tem como lema “um canto em cada canto do Brasil”. O projeto foi premiado recentemente com o prêmio Brasil Criativo, do Ministério da Cultura. Este projeto, de abrangência nacional, é um importante mutirão de artistas de todas as regiões do país com o objetivo de divulgar as músicas regionais.
Outro grande diferencial, principalmente em Pedro Osório, é que os shows acontecem de forma minimalista, com artistas e público unidos, o mais próximo possível em uma troca de energia, tanto que os músicos não utilizam microfone para cantar, é capela pura e natural, como o próprio projeto.
A regra é de que aonde acontece a apresentação deve haver anfitriões e, a partir deste momento, acontece a troca de cultura e experiências. A dupla pedroosoriense Milton Vaguetti e Juliano Tavares recebeu os quatro músicos da noite. Outro ponto importante a se destacar é a integração com o público no final das apresentações, onde os músicos trocam informações com a plateia.
A abertura dos espetáculos em 2016 aconteceu com a presença de seis músicos, dois anfitriões e quatro visitantes. Quem teve o prazer e a honra de ver, tocar e cantar, com certeza não esquecerá a qualidade e diferenças musicais que se completam e se afastam ao mesmo tempo.
Pedro Osório, através do embaixador da cultura, Santana, se destaca por entrar na rota musical destes grandes artistas que se apresentam em diversos palcos do Brasil e do mundo.
Com dois anos de Projeto, Pedro Osório teve a honra de receber, a idealizadora Katya Teixeira, que é uma cantora, compositora, pesquisadora e multi-instrumentista paulista, indicada ao Prêmio Tim de Música e ao Prêmio da Música Brasileira com três de seus quatro CDs.
O outro músico é Valdir Verona, de Caxias do Sul, músico, professor, produtor e diretor musical. Ele desenvolve um trabalho de resgate da viola na música do Sul do país, com recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras e oficinas de música. Ganhou o Prêmio Excelência da Viola Caipira de 2010 e recebeu indicações ao Prêmio Açorianos de Música.
Já Erick Castanho é mineiro. Seu trabalho autoral foi premiado em diversos festivais de âmbito nacional e regional, como o FINCA 2011 e 2012, promovido pela Universidade de Brasília, e o Circuito Integração de Viola. Recebeu em 2007 o diploma de honra ao mérito pela contribuição à cultura de Uberlândia, na Câmara Municipal de Vereadores da cidade. Atualmente, ele apresenta ao público os seus trabalhos mais recentes, o CD “Elemental” e o livro “Passarim”.
Giancarlo Borba é nascido em Herval. Buscando aprimoramento profissional, formou-se em música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Como cantor e compositor, atuou em diversos projetos participando de programas de rádio e TV. Atua como arte-educador e pesquisador das culturas populares. Recebeu indicações no Prêmio Brasil Sul de Música e no Açorianos de Música.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados