Sexta, 26 de junho de 2026, 08:03h
Home Cultura e turismo
Onze painéis apresentam, através de fotos e depoimentos, a história e a realidade de famílias ligadas à estação
Quem passar durante o mês de fevereiro pelos corredores do Mercado Central de Pelotas vai ter a oportunidade de mergulhar no mundo da Estação Férrea.
Com a revitalização do prédio, a Secretaria de Cultura (Secult) propôs a criação de um memorial que contasse a história do local e das famílias envolvidas ao longo dos anos. A ideia se transformou em uma exposição de fotos e depoimentos, apresentados em 11 painéis, organizados pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O material exposto é fruto do trabalho desenvolvido ao longo de 2015, por uma equipe que visitou diversas famílias de ferroviários e documentou a produção em áudios e vídeos. “A exposição é itinerante. Já esteve na própria Estação, agora no Mercado e depois estará presente em cidades como Porto Alegre e Santa Maria”, explicou a coordenadora do projeto, Cláudia Turra Magni. O trabalho envolveu alunos de cursos da UFPel como antropologia, história e ciências sociais. O projeto também foi material de pesquisa de trabalhos de conclusão de curso e de mestrado.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados