Sexta, 26 de junho de 2026, 07:07h
Home Cultura e turismo
O Carnaval de Jaguarão 2016 foi mais uma vez um grande sucesso e a população jaguarense está orgulhosa com a qualidade do evento e a repercussão positiva que a festa vem ganhando a cada ano. Estima-se que mais de 30 mil pessoas circularam pela fronteira nestas sete noites de festa, que contou com a Noite da Seresta, apresentação de conjuntos, blocos, escolas de samba, trios elétricos, entidades carnavalescas de Pelotas, entre outras atrações.
Para o prefeito Cláudio Martins foi uma grande alegria acompanhar o sucesso da festa e principalmente ver as pessoas participando e aproveitando o evento. “Nosso Carnaval em Jaguarão virou notícia nacional e não é por acaso: aqui se consolidou a energia de um lugar em que as pessoas se sentem verdadeiramente donas do espetáculo. Elas o fazem e assistem, em um ambiente seguro, acolhedor, divertido e de uma pluralidade que, mesmo sendo a cara do nosso país, dificilmente se encontra no Brasil.
O ambiente das tradicionais escolas de samba, blocos burlescos, conjuntos e das fantasias independentes mais criativas do nosso cotidiano. O ambiente dos arrojados e grandes trios elétricos que estimulam cada vez mais a vinda de turistas de vários estados, países e centenas de cidades, o ambiente de um povo que compreende a importância cultural, social e econômica do Carnaval para a nossa cidade”, avalia.
Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Maria Fernanda Passos, o Carnaval de Jaguarão 2016 termina consolidado como o maior e melhor Carnaval do sul do Brasil e esse resultado é extremamente satisfatório, considerando a dedicação e o trabalho de muitas pessoas que integram as entidades carnavalescas e trios, bem como a equipe da Prefeitura Municipal. “A Prefeitura priorizou este evento em função da sua importância para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade, mas principalmente porque é a maior expressão cultural do povo de Jaguarão. O Carnaval está enraizado em nós e por isso merece o investimento público, pois é de direito que se mantenha público, que seja de todos: dos foliões, dos blocos, dos conjuntos, das escolas, dos trios, dos ambulantes e dos trabalhadores em geral”, destaca.
Ainda de acordo com Cláudio Martins é importante destacar o trabalho da Brigada Militar, que mais uma vez garantiu a segurança da festa. “Realizamos diversas reuniões com a Brigada para planejarmos o Carnaval, e mais uma vez tivemos uma parceria de sucesso, garantindo que nossa população se divertisse com segurança”, disse.
Finalizando a avaliação do evento, Martins ressalta que o evento deixou uma revigorante sensação de que a administração municipal foi muito além do que poderia se imaginar. “Tudo isso que vimos e vivemos nestas noites de Carnaval foi graças a um trabalho articulado e de total parceria com todas as entidades carnavalescas e setores de governo capazes de superar crises, dificuldades e diferenças de todas as ordens e onde o diálogo, o trabalho e a organização foram marcantes e decisivos. Por tudo isso, registro o meu profundo agradecimento a todos aqueles que trabalharam de forma dedicada para que o Carnaval de Jaguarão se transformasse neste evento de referência para o Brasil, sem perder sua identidade, dando a todos a certeza de que o nosso Carnaval é do povo e não tem dono”, finaliza.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados