Quinta, 25 de junho de 2026, 22:46h
Home Cultura e turismo
Entre os temas abordados por Grael estão superação, espírito de equipe, planejamento, prevenção a acidentes e política esportiva
A cidade de Pelotas receberá, pela primeira vez, a palestra de um dos maiores nomes do esporte nacional. No dia 15 de março, o velejador Lars Grael, duas vezes medalhista olímpico, estará no palco do Theatro Guarany, às 20h.
Com a experiência de quem vive o esporte há mais de 30 anos, passando por cima de todos os obstáculos que surgiram no caminho, o iatista é hoje um dos palestrantes mais bem avaliados do país. “Para mim é motivo de muita felicidade palestrar na cidade de Pelotas, uma cidade em que o esporte náutico é tão valorizado. É um prazer poder falar um pouco sobre a minha experiência e vivência e inspirar pessoas de todo o Brasil”, disse Grael.
Entre os temas abordados estão superação, espírito de equipe, planejamento, prevenção a acidentes e política esportiva.
O educador físico Icaro Schultze, da Academia Hoy, promotora do evento, ressalta a importância de um evento deste porte para a cidade, especialmente em ano olímpico. “Creio que o Grael seja um dos maiores representantes do espírito olímpico no Brasil. Um esportista que soube passar por cima de todas as dificuldades que a vida impôs e hoje tem uma história que vale a pena ser ouvida por qualquer pessoa”, comemorou.
O palestrante
Lars Grael é considerado um dos principais nomes da história do Brasil no iatismo. Foi diversas vezes campeão nacional e sul-americano e ganhou medalha de bronze nas Olimpíadas de Seul/1988 e Atlanta/1996.
Em 1998, durante uma competição, sofreu um grave acidente em que teve uma perna decepada por uma lancha. Depois do episódio, precisou de muita superação e força de vontade para retomar a vida normal. Fez mais do que isso: foi secretário nacional do Esporte, secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, superintendente de Relações Institucionais da LIGHT, do Rio de Janeiro, e coordenador técnico da equipe de vela do Brasil nas Olimpíadas de Sydney/2000 e Atenas/2004.
Mesmo com as dificuldades, continuou participando de competições, sempre com grandes resultados. Em novembro do ano passado, sagrou-se campeão mundial na classe Star, considerada a mais nobre do iatismo, tendo como parceiro Samuel Gonçalves, aluno do projeto social da família Grael, que ensina jovens de comunidades carentes a velejar.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados