Quinta, 25 de junho de 2026, 21:24h
Home Cultura e turismo
“Sobre a folha do papel”, conquistou o público e recebeu o prêmio de mais popular
Palco recebeu interpretações marcantes dos concorrentes e abriu espaço também para os shows de artistas consagrados
Artistas de todo o Estado e também de outras regiões do país subiram ao palco do Reponte da Canção, no último final de semana, para uma verdadeira celebração da arte e da cultura gaúcha e regional, expressas em poesias, instrumentos, ritmos e trajes que contagiaram o público do evento realizado de 11 a 13 de março, no Galpão Crioulo do Camping Municipal de São Lourenço do Sul.
Já no dia 11 começaram as apresentações das composições concorrentes do 32º Reponte da Canção e do 24º Pérola em Canto, este, apenas com obras lourencianas. E quem estivesse no Galpão já podia ter uma prévia das favoritas. As duas primeiras noites foram de apresentações intercaladas dos dois festivais para que, no final do dia 12, fossem conhecidas as duas vencedoras do Pérola em Canto, “Bordonas” e “Sobre a folha do Papel”, que voltaram ao palco no dia 13, com vagas na disputa do Reponte. A última noite foi também para conhecer as grandes campeãs do festival. “O assombro dos sobrados” foi campeã na Manifestação Regional, “Semente de luz” na Campeira e “Sobre a folha do papel” foi a campeã popular. A noite também foi de divulgação dos jurados da próxima edição do festival, escolhidos pelo público: na linha Manifestação Regional serão Marco Gottinari, Adriano Sperandir e Anelise Severo; e na linha Campeira, Zeca Alves, Danilo Kuhn e Márcio Nunes Correa.
Tanto na abertura quanto no encerramento do Festival, autoridades deram destaque à importância do Reponte para manter viva não só a cultura regional, como a própria cultura de festivais do Rio Grande do Sul. Nos dois momentos, o prefeito Daniel Raupp agradeceu aos funcionários da Prefeitura, à Comissão Artística do Reponte e aos patrocinadores, que definiu como fundamentais para o festival. Ao falar da importância do evento e dos dias atuais, ele resumiu: “Nada melhor do que fomentar a cultura para acabar com a intolerância”. Já no encerramento da programação, Raupp citou as dificuldades financeiras atuais, mas lembrou: “A vida também é feita de arte”, disse o prefeito em seus agradecimentos, voltando a destacar o Reponte como um evento que vai contra o “aculturamento” dos dias atuais.
Shows animaram as noites do festival
Se o palco do Reponte é consagrado para a apresentação de novas obras ao público, já que todas as concorrentes devem ser inéditas, aquelas já bem conhecidas têm espaço garantido na programação do evento.
Na primeira noite, Danilo Kuhn fez o show do projeto Artistas Lourencianos, que por tradição abre a programação do Reponte. Professor, músico e compositor, Kuhn, lançou o seu primeiro CD “Na estrada dos festivais”, reunindo músicos e vários intérpretes no palco.
Na segunda noite, os irmãos pelotenses Kleiton e Kledir animaram a noite de Galpão Crioulo lotado, com sucessos como “Deu pra ti”, “Canção da Meia Noite” e “Vira virou”, fazendo a alegria dos fãs que desde 2007 aguardavam o retorno da dupla ao festival. Já a última noite foi de muitas risadas com Guri de Uruguaiana e seu canto alegretense ao estilo Ivete Sangalo, Elis Presley, Village People, entre tantos outros, além da costumeira boa conversa e interação com o público.
Na Praça de Alimentação, os shows-bailes foram animados por Tchê Garotos, César Oliveira e Rogério Melo e Garotos de Ouro nas noites da sexta-feira e sábado. Na Praia do Camping, ao final da tarde de domingo, a banda Meio Bossa Nova e Rock’n’roll fez mais uma edição do projeto “Pôr do Som”, que tem levado música e cultura à pontos turísticos de São Lourenço para acompanhar o pôr do sol.
As grandes vencedoras
O final do Reponte foi marcado pelo sempre emocionante momento de premiação das vencedoras, acompanhado por discursos agradecidos e que, por costume, enaltecem a importância do festival para o Estado, por perpetuar a cultura gaúcha. Tradição do Reponte, um dos prêmios mais aguardados é da música popular, uma escolha feita pelo público. A composição lourenciana classificada através do 24º Pérola em Canto na linha Manifestação Regional, “Sobre a folha do papel”, ficou com o prêmio. Não houve surpresa no momento da divulgação, já que a obra, com letra de Eduardo dos Santos Kern, música de Cristiano Vieira e arranjo coletivo, dava claros sinais de ter caído nas graças de quem acompanhou as apresentações. A letra, que falava do sentimento do compositor ao transformar pensamentos em versos para serem eternizados com acordes nos palcos dos festivais, agradou o público com a bela interpretação da jovem Virgínia Mello, que recebeu acalorados aplausos do público.
Já nas avaliações dos jurados, a grande campeã da linha Manifestação Regional foi “O assombro dos sobrados”, com letra de Marco Gottinari e Alan Otto Redü, música de Marco Gottinari e arranjo coletivo. A composição foi interpretada por Gottinari, que recebeu também o prêmio de melhor intérprete da linha. Ele, de fato, chamou a atenção, iniciando a apresentação como um velho estancieiro, pintado e emoldurado na parede. Saindo da moldura que permaneceria com seu rico traje, de branco e longas bardas, ele era o próprio fantasma assombrado por lembranças de terras que nunca lhe pertenceram, mas que ainda o prendiam, uma performance que agradou e surpreendeu o público.
Já a grande campeã do festival foi “Semente de luz”. A obra com letra de Gujo Teixeira e música e arranjo de Cristian Camargo e Luciano Fagundes foi a campeã da linha Campeira, mas arrebatou outros prêmios. Interpretada pela forte e marcante voz de Joca Martins, “Semente de luz” ficou com quatro prêmios: melhor intérprete na linha para Joca Martins, melhor poesia e melhor melodia.
Premiação do Reponte:
Premiação do Pérola em Canto:
São Lourenço em Dança reúne mais de 30 invernadas
Paralelamente ao Reponte, a Praça de Alimentação do festival foi palco para o 11º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança”. Durante todo o sábado e o domingo, mais de 30 invernadas subiram ao palco, apresentando ao público as tradicionais danças do folclore gaúcho e também as sempre elogiadas entradas e saídas, montagens especiais que arrancam aplausos de quem assiste.
O sábado foi de mostra de danças e o domingo de competição. Criada no ano passado, a modalidade Concurso neste ano foi ampliada para diferentes categorias. Na categoria Adulta, pelo segundo ano, a vitória ficou com a invernada lourenciana do DTG Amigos da Querência. Na categoria Juvenil, o primeiro lugar ficou com a invernada do CTG Raul Silveira, de Canguçu. A invernada mirim do CTG Sepé Tiarajú também conquistou seu título.
As invernadas que competiram na modalidade Concurso foram avaliadas pelos jurados Leandro Gasparoto, Lucas Mota e Carla Menezes. Em segundo lugar, ficaram as invernadas mirim do CTG Sinuelo, de Canguçu; juvenil do CTG Querência da Serra, de Salvador do Sul; e adulta do CTG Tropeiros da Serra, de São Lourenço do Sul.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados