Quinta, 25 de junho de 2026, 05:38h
Home Cultura e turismo
No dia 1º de maio, o CTG Cancela Grande realizou uma festa em comemoração ao 41º Aniversário da única entidade tradicionalista de Morro Redondo e uma das mais antigas do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado na sede social, localizada na Colônia Passo do Valdez. Uma programação especial foi preparada para toda a família Cancela Grande e, especialmente, para aqueles que passaram pela “cancela do rincão”.
Durante o dia, foi realizado um almoço, além da posse da nova patronagem para os próximos dois anos, apresentações artísticas das invernadas Dente de Leite, Mini Mirim, Mirim, Juvenil e Xirú, e ainda promovido um fandango com animação do Grupo Serra do Sul, de Canguçu. Prestigiaram o evento o vice-prefeito Diocélio Jaeckel, e os vereadores Davi Schiavon e Angélica Milech dos Santos.
Confira os cargos e membros eleitos: Patrão - Edo Ropke; Vice-patrão - Rudinei Ludtke, 1º capataz (secretário) - Vitor da Silva; 2º capataz - Rosane Neujhar, 1ª agregada das pilchas (tesoureira) - Keli Ludtke; 2ª agregada das pilchas - Terezinha Porto; Patrão da campeira - Vitor Ludtke; Vice-patrão da campeira - Ronaldo da Silva; 1ª posteira artística - Fernanda Ropke; 2ª posteira artística - Valéria Alves; Conselho de vaqueanos titulares - Elinton Milech, Fabiano Leal, Daiane Piske e Álvaro Abreu.
Martin Buttow, que faz parte do CTG desde começo de suas atividades no município, parabenizou a patronagem pelo incentivo à participação de todos de forma igualitária, apesar da dificuldade de recursos. “Com a ajuda de todos, o Cancela Grande sempre consegue fazer grandes obras e manter a chama acesa da cultura gaúcha, também graças a força do patrão velho lá de cima”.
Edo Ropke, que continuará à frente da patronagem, falou das principais realizações na última gestão. Ele agradeceu toda equipe anterior e aos sócios pelas ajudas na reforma da sede campeira no Valdez e pela construção do Galpão Cultural, em frente ao Ginásio de Esportes, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal.
Ropke também agradeceu às invernadas artísticas, que são o “carro-chefe do CTG, já que através delas podemos participar de festividades no município e em outras localidades, como em rodeios, inclusive com a presença marcante em todos os anos na Fenadoce”. O patrão citou a realização de alguns projetos como o Projeto Social Mbororé - que arrecadou livros -iniciativas com as crianças e contação de histórias sobre o CTG, a realização de desfiles temáticos nas semanas farroupilhas, dentre outros.
Edo Ropke fez ainda um agradecimento especial: “Aos pais, que nos dão apoio nos eventos e no auxílio na cozinha e churrasqueira”. O vereador Davi Schiavon, em nome da Câmara Municipal de Vereadores, afirmou que a Casa está sempre à disposição. O vice-prefeito Diocélio Jaeckel, em nome do executivo municipal, disse que a Prefeitura “é e sempre será parceira do CTG”.
Já a vereadora Angélica Milech, que participou durante oito anos como posteira artística do CTG junto às invernadas, disse ter sido uma honra participar das invernadas e citou a importância de “novos rostos” na patronagem do CTG. Ela destacou o apoio da Prefeitura, e dos pais e familiares dos integrantes das invernadas, e deixou um recado especial às novas posteiras artísticas: “Que Deus abençoe a todos e cuidem bem das nossas crianças, que são o futuro do nosso Cancela Grande”.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados