Quinta, 25 de junho de 2026, 01:27h
Home Cultura e turismo
Kenya Paiva e Paulo Dionísio foram participações especiais em roda de conversa
Nos dias 20 e 21, a juventude jaguarense teve um importante espaço de interação e construção coletiva, através do “Arte de Rua aos Quatro Ventos: Construindo com Todas as Tribos”. A atividade foi desenvolvida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e realizada no Ponto de Cultura do Clube 24 de Agosto. Durante os dois dias foram realizadas atividades que envolveram bate-papo sobre cultura, música, arte, esporte e juventude, apresentações musicais com rap, reggae e rock, além de grafite e capoeira.
No dia 20, o evento contou com uma roda de conversa e a participação especial de Kenya Paiva - que falou sobre os desafios da juventude -, e do músico e ativista cultural Paulo Dionísio, que reforçou a importância da cultura no processo de fortalecimento da juventude. Encerrando a noite, após um debate sobre esses temas, os presentes participaram de um show de reggae com Paulo Dionísio, que é vocalista e um dos fundadores da banda Produto Nacional, e Gustavo Nunes.
O vice-prefeito Lisandro Lenz e a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Roseli Calvetti, também estiveram presentes na abertura do evento e destacaram a importância de espaços como esse para ouvir a juventude e como ainda existem desafios, além de reforçarem o apoio do executivo e do legislativo neste processo.
Já no dia 21, além do momento da troca de ideias, os presentes também acompanharam apresentações artísticas com os Mc’s Fera e Tanque, capoeira com o professor Dinho, rock com a banda Carraspana e rap com os Mc’s da Outro Nível, além do grafite com Bero Moraes.
Para a secretária de Cultura e Turismo (Secult), Maria Fernanda Passos, o evento foi altamente positivo. “O Arte de Rua: Construindo Com Todas as Tribos foi lindo e transformador. Tivemos um bate papo com a querida companheira Kenya Paiva e com o ‘fazedor’ de arte Paulo Dionísio, que fez refletir e ter a certeza que o caminho para o empoderamento e o fortalecimento da juventude passa diretamente pelo acesso à cultura e o fazer cultural. Tivemos ainda a felicidade de trocar ideia, além de muita música e arte, com uma gurizada das mais diversas escolas, Marcílio Dias, Sampaio, Fernando Ribas, Polivalente, Joaquim Caetano e Espírito Santo. O brilho no olho e o envolvimento deles nos dá a certeza da importância do Arte de Rua”, avaliou Maria Fernanda.
Ainda conforme a secretária, a Secult já está trabalhando na segunda etapa do evento e, mediante a avaliação do que foi levantado no encontro, existe o desafio de ampliar o trabalho de grafite e também incluir a capoeira entre os segmentos do projeto, que já oferece oficinas de MC, basquete de rua, dança e grafite. “Os jovens presentes destacaram a importância de colorir mais as escolas, de levar a arte do grafite até estes espaços e, através do projeto, vamos trabalhar para colaborar com essa demanda”, finaliza Maria.
O projeto Arte de Rua aos Quatro Ventos foi idealizado em 2009, pela Secult, e objetiva, através da valorização das linguagens da cultura hip hop, promover a inclusão social, o diálogo com a juventude e incentivar a produção cultural nos bairros da cidade.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados