Quarta, 24 de junho de 2026, 22:55h
Home Cultura e turismo
Edição do 30º aniversário mantém qualidade e alcança públicos variados
A noite de terça-feira (31) foi marcada pela abertura oficial da 24ª Feira Nacional do Doce. Criada em 1986 por iniciativa do poder público e empreendedores da cidade, a Fenadoce completa agora seu 30º aniversário. A cerimônia de abertura ocorreu na área da Feira denominada Cidade do Doce, em volta dos quiosques e da fábrica dos produtos que originam o evento.
Estiveram presentes, além de visitantes em geral, autoridades como o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite; a vice-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas; o conselheiro gestor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), Carlos Delevatti; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, representando o governador do Estado, Ivo Sartori; a deputada estadual Miriam Marroni, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; além de vereadores, secretários municipais, entre outros. Também participou a Corte da Fenadoce, formada pela rainha Liz Gill e as princesas Débora Lemos e Amabile Castro.
O conselheiro gestor da CDL, Carlos Delevatti, manifestou que, “mesmo com a diminuição do aporte financeiro de alguns de nossos apoiadores, é necessário ressaltar o nosso profundo reconhecimento por continuarem acreditando neste que é o maior evento da nossa cidade e um dos maiores do nosso Estado”. Para o gestor, o momento serve para disseminar a imagem de Pelotas e as qualidades locais, o acolhimento, o patrimônio arquitetônico, a diversidade gastronômica, e principalmente os doces, motivo principal da festa.
Delevatti destacou a importância de cada uma das atrações que formam a multifeira. Além do doce em si, o Festival de Gastronomia, o espaço Wombo Combo, a Feira da Agricultura Familiar, o uso da tecnologia através de aplicativo e jogos, o Anuário Cultural e o restante da Feira são essenciais para o resultado final. Para ele, cada peça traz aprendizados a respeito de temas como diversidade cultural, valorização dos artistas e a forma como nos alimentamos atualmente.
Se referindo à data do 30º aniversário da feira, diz que “este ano, com um desafio maior ainda, nos sentimos vitoriosos com tudo o que estamos vendo. A feira está linda e totalmente integrada à cidade de Pelotas, meta que conquistamos com o Festival de Gastronomia e o Fenadoce na Rua”.
O prefeito municipal Eduardo Leite destacou que, ao longo dos 30 anos de existência, a Fenadoce viu momentos positivos da região, mas também atravessou diversas crises, além da atual. Leite considera a Feira um momento em que a cidade se encontra com ela mesma, e uma oportunidade de alavancar a economia, gerar emprego e renda. “A gente olha para o futuro confiante que a Fenadoce é uma marca consolidada e não há crise capaz de fazer com que ela deixe de existir”, diz.
Abordando formas de incentivar a cultura doceira ao longo do ano, e não apenas na Fenadoce, o prefeito diz que foram aplicadas algumas políticas como o selo de certificação de origem do doce de Pelotas, “uma conquista importante que mobilizou muitas doceiras pra que a gente possa agregar valor ao doce, tendo essa preocupação com a qualidade e com o respeito à receita pra que seja uma marca realmente valorizada”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, opinou que “se nós nos acovardarmos, não teremos perspectivas de melhorias”, ressaltando a importância e qualidade que a Fenadoce alcança com o esforço conjunto. Também reforçou a oportunidade que a Feira da Agricultura Familiar traz para aqueles que precisam.
Mesmo não estando presente, o governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori, transmitiu a seguinte mensagem através de Branco: “A Fenadoce de Pelotas é um patrimônio do Rio Grande do Sul, seja pela forma artesanal das receitas, cuja composição traz segredos milenares da cultura, seja pelo propósito de ver pessoas, pelo bom convívio entre todos. A festa exalta a maior riqueza da sociedade: seu capital humano. Significa a união, o trabalho e a convivência. Reconheço a Fenadoce como um exemplo no Rio Grande do Sul que dá certo, um exemplo de cultura, da valorização às diferenças, exemplo do notório ‘gente que faz’(...) O que vemos a cada doce é o orgulho e o amor do pelotense (...) Vida longa à Fenadoce, a este povo que nos inspira e transforma”.
Após as falas oficiais, os presentes se dirigiram à fábrica da Feira, e tiveram a oportunidade de acompanhar a produção de frutas cristalizadas e degustar uma grande variedade de doces.
A Feira da Agricultura Familiar também teve seu espaço reservado na noite. Após a entrega de cestas com produtos da agricultura familiar a autoridades por representantes de cooperativas, os presentes degustaram ainda os produtos da Feira. Foi apresentado também, no espaço da Multifeira, o projeto turístico “Passeios Expresso Quindim”, que busca valorizar a história e o patrimônio pelotense, mostrando-o aos moradores e turistas. A noite foi encerrada com o show tradicionalista de Renato Borghetti Quarteto, no palco principal da Praça de Alimentação.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados