Quarta, 24 de junho de 2026, 05:39h
Home Cultura e turismo
Percurso será da avenida de entrada da cidade, passando pelo Centro, até o Jepsen Supermercado, retornando ao ponto inicial
Se em 2015 a frustração dos tradicionalistas foi pelo cancelamento do Desfile de “20 de Setembro”, medida para evitar o mormo, neste ano as reclamações são pelo trajeto reduzido em comparação ao que normalmente ocorria. O trajeto foi apresentado às entidades tradicionalistas em reunião realizada pela Coordenadoria de Cultura, no dia 21.
A confirmação da realização do Desfile foi tornada pública na última semana, dias antes da reunião. Houve toda uma adequação do município às normas do Ministério da Agricultura e Inspetoria Veterinária para a realização do evento. Na reunião, a Coordenadoria apresentou às entidades o trajeto, desta vez menor, gerando muitas reclamações. Com custos para que os cavalos estejam imunes à doença e a necessidade de toda documentação necessária para participar do Desfile, muitos tradicionalistas reclamam do reduzido trajeto que não percorrerá a orla das praias e, por isso, seria um investimento alto para pouco proveito na festividade.
A coordenadora de Cultura, Joice Kaul, explica que, inicialmente, a ideia era que o Desfile fosse até a praça central, de onde retornaria ao Parque do Sindicato Rural, ponto de partida. Após uma análise na reunião, o trajeto foi estendido até a esquina das ruas Júlio de Castilhos e Santos Abreu (em frente ao Jepsen Supermercado), de onde retornará ao ponto inicial.
Ela detalha que, entre as determinações, é necessário evitar que algum animal entre no Desfile durante seu percurso. Em um trajeto muito longo seria impossível que houvesse equipes nas esquinas evitando a entrada de participantes que não tenham a documentação do animal em dia. “Conseguimos um meio termo, estamos fazendo aquilo que está ao nosso alcance. Estamos garantindo a segurança de quem vai participar”, argumenta Joice. A coordenadora explica que, caso haja algum problema, o veterinário contratado como responsável pelo Desfile (fiscalização dos animais) pode perder o registro profissional e a Prefeitura paga uma multa, assim como o dono do cavalo.
Joice antecipa que a partir do dia 16 de setembro os animais cadastrados e com a documentação em dia receberão as pulseiras para participar do desfile. “Toda uma estrutura está sendo montada”, diz ela, garantindo que as medidas estão sendo adotadas para que o evento ocorra com responsabilidade.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados