Ter�a, 23 de junho de 2026, 18:33h
Home Cultura e turismo
O Projeto Dandô - Circuito de Música Dércio Marques oportunizou mais uma vez aos moradores de Pedro Osório e de Cerrito um grande espetáculo, realizado no auditório da Escola Municipal Getúlio Vargas, na noite de sábado (27).
Como manda a tradição do Projeto Dandô, antes do show principal, um anfitrião se apresenta para o público e, por isso, Alexandre Prestes Souza e seu amigo André Coelho abriram os trabalhos.
Depois foi a vez do grande artista mineiro Joaci Ornelas se apresentar para deleite do público presente. Recebido pelo embaixador da cultura de Pedro Osório e Cerrito, o ícone Santana, o cantor conversou com a reportagem do JTR minutos antes de se apresentar e se mostrou feliz por cantar na cidade em que muitos cantores esperam pela oportunidade de um show. Ornelas disse ainda que o minimalismo, intimidade e respeito do público pela música cativam os artistas, e se referiu ao embaixador Santana como “uma grande figura”, sendo, para ele, um dos motivadores a fazer uma grande viagem e receber uma troca de energia muito positiva.
História
Joaci Ornelas é cantor, violeiro, compositor e instrumentista, natural de Salinas, Vale do Jequitinhonha (MG), e residente em Belo Horizonte desde 1980. Estudou teoria musical, harmonia e história da música na Escola de Artes, em BH. Também estudou violão com os professores Adalberto Santos e Tássio Moreira.
É autodidata em viola caipira, influenciado pelos violeiros Roberto Corrêa, Zé Coco do Riacho, Tião Carreiro e Renato Andrade, e por mestres e foliões do norte de Minas. A viola está hoje ligada ao seu trabalho de forma essencial, seja traduzindo peças da musical renascentista e barroca, executando modas, cantigas e batuques de violeiros. Já se apresentou em diversos espaços culturais de Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e em cidades mineiras.
É um dos fundadores do grupo “Vivaviola”, juntamente com os violeiros Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias, Bilora e Gustavo Guimarães. O “Vivaviola” é um movimento de valorização e difusão da música de viola em Minas Gerais e, recentemente, lançou o segundo CD, “Viva a Cantoria”, no teatro Bradesco, em Belo Horizonte, Uberlândia e São Paulo.
O primeiro CD, “VivaViola, sessenta cordas em movimento”, foi lançado no grande teatro do Palácio das Artes, em BH, em abril de 2010. Nesse mesmo ano, Ornelas produz o CD “Foliões e Tocadores”, na comunidade de Taboquinha, São Francisco (MG). Também gravou o CD “Andejo”, em 2006, trabalho que reúne músicas de sua autoria e em parceria com o poeta e escritor João Evangelista Rodrigues, além de cantigas de domínio público que trazem elementos da cultura popular. O CD contou ainda com as participações especiais de Dércio Marques, cantor e compositor de grande importância para uma geração de artistas da atualidade; John Rikcs, músico e instrumentista americano que se dedica à música brasileira; Heliane Ferreira; e Dona Augusta, uma “cantadeira” de cantigas de roda natural de São Julião (MG).
Foi coordenador do I Seminário Nacional de Viola Caipira, realizado em 2008, pela ANVB em Belo Horizonte, e produziu o CD “O congado em Bom Jesus de Matozinhos” com as guardas de Mocambeiro e do Cruzeiro, projeto realizado na cidade de Matozinhos (MG).
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados