Ter�a, 23 de junho de 2026, 05:31h
Home Cultura e turismo
As duas tradicionais culturas agrícolas do município estarão em evidência neste fim de semana
Turuçu celebra neste fim de semana suas duas tradicionais produções agrícolas, na 4ª Festa Municipal do Morango e da Pimenta, que no sábado (29) e domingo (30) reúne a programação da 15ª Oktoberfemorango e 15ª Fepimenta, no Parque Municipal de Eventos, além dos 21 anos de emancipação da cidade.
Com uma grande variedade gastronômica, a programação conta também com muitos bailes, que serão animados pelas bandas União, Diplomata, Guarani, Imigrantes e show da dupla David e Mariana. Na noite do sábado, as bandas Karavana e Modello animam o 6º Baile de Chopp e, na noite de domingo, Brilha Som faz o encerramento da programação.
Entre as atividades culturais estão também apresentações artísticas nos dois dias, encontro de corais no sábado, praça de brinquedos infláveis gratuitos, cerimônia de juramento à bandeira, além de uma grande mostra da indústria, comércio, serviços e artesanato, nos estandes do Parque Municipal de Eventos.
No Pavilhão da Agricultura Familiar deste ano, a novidade será no espaço da Emater, que oferecerá oficinas aos agricultores que visitarem o espaço. A chefe do escritório local da instituição, Alessandra Storch, diz que as oficinas terão como tema “Alternativas de controle de pragas e doenças”. Todo o espaço da Emater trabalhará este tema no evento.
Consagrada como uma das grandes feiras da região, com expressivo crescimento de público e comercialização nos últimos anos, a Festa do Morango e da Pimenta deve mais uma vez ser um grande evento. “Nossa expectativa é muito boa para festejar nossa produção agrícola, o trabalho dos agricultores e das agroindústrias. Esperamos um público entre 12 e 15 mil pessoas, superando o público do ano passado. E temos uma grande programação para isso”, avalia o prefeito Ivan Scherdien, destacando a gastronomia como importante atrativo da festa.
Ingressos - Ao longo do sábado o acesso ao parque é gratuito. Para o Baile do Chopp a entrada é R$ 15 para homens e R$ 10 para mulheres. No domingo, a entrada no parque custa R$ 10 e a meia entrada para idosos, crianças e estudantes, R$ 5.
Gastronomia terá novos sabores
A gastronomia é um dos destaques da Festa do Morango e da Pimenta e costuma atrair os mais variados paladares e também olhares curiosos. Na programação da festa está uma grande variedade gastronômica, em almoços e café colonial, além da praça de alimentação, mas o grande atrativo é o Pavilhão da Agricultura Familiar, que deve chamar a atenção do público com uma grande variedade de produtos.
O espaço terá muitas delícias a base do morango, como geleias, bolos, cucas, biscoitos, bombons e os concorridos espetinhos, entre muitas outras delícias, além, é claro, da fruta in natura. Já a pimenta será oferecida em temperos, molhos, conservas, queijos, biscoitos, chocolates e até mesmo em licores, cachaças e vinhos. E para celebrar a união das duas tradicionais produções turuçuenses, as agroindústrias oferecem ao público a geleia de morango com pimenta.
O pavilhão terá 16 famílias expositoras e seis agroindústrias oferecendo muitas delícias aos visitantes e novidades como suco diet de morango. Entre os tantos sabores de geleias que serão oferecidos ao público, uma é novidade: a geleia de pimenta com alecrim. Para quem gosta de doces diferenciados, a novidade será as trufas de chocolate com recheios de butiá, mirtilo, café, maracujá e brigadeiro, tudo artesanal, produzido pelas agroindústrias de Turuçu.
Muito morango aos visitantes
Grande destaque do Pavilhão da Agricultura Familiar, o famoso morango de Turuçu estará em grande quantidade à disposição do público. No ano passado a fruta in natura chegou a 3,5 toneladas em comercialização nos dois dias da festa. Grande, vistoso e conhecidamente muito saboroso, o morango é sempre muito concorrido na festa. Além das 16 famílias que estarão expondo e comercializando, são 40 famílias da Associação dos Produtores de Morango oferecendo a fruta aos visitantes da festa.
Município espera colher 260 toneladas na safra
Turuçu celebra a produção em plena safra e, mais uma vez, as perspectivas são de colheita em abundância do morango. A expectativa é de que sejam colhidas 260 toneladas da fruta, tanto no solo quanto nas bancadas fora do solo.
Atualmente, o município tem 11 hectares cultivados de morango, um total de 450 mil pés nos dois sistemas de produção. No solo, a safra é de setembro a dezembro e nas bancadas, como são em estufas, a colheita é possível o ano todo. Os produtores investiram R$ 836 mil para a atual safra, que deve ter bons resultados. “A projeção é muito boa, de termos uma produtividade média de 24 toneladas por hectare, uma colheita total de 260 toneladas no município”, calcula a engenheira agrônoma da Emater, Janaína Silva da Rosa.
Ela comenta que a produção tem bastante variação conforme o clima. Na semana passada, com muita chuva, a colheita foi fraca. “A fruta amadurece muito rápido. A umidade e as temperaturas altas são um problema, mas isso é comum na produção”, explica Janaína, garantindo que para a festa a fruta está tão vistosa e saborosa quanto os visitantes esperam e já conhecem.
Programação
Sábado (29)
10h - Abertura do Parque
12h - Almoço a cargo da Comunidade Católica São José Operário
13h - Abertura do parque infantil com brinquedos gratuitos
13h30 às 17h30 - Baile da 3ª Idade no Ginásio de Esportes com Banda União
15h30 - Café Colonial a cargo da Comunidade Evangélica Bom Pastor
16h - Comemoração dos 21 anos de Turuçu
18h - Apresentações artísticas
22h - 6º Baile do Chopp com a Banda Modello e Banda Karavana no Ginásio de Esportes
Domingo (30)
10h - Abertura do Parque
10h - Torneio de Schaepskoff
10h - Abertura do parque infantil com brinquedos gratuitos
10h - Cerimônia de Juramento à Bandeira
11h - Apresentação da Banda Municipal de Turuçu, entre outras
12h - Almoço a cargo da Comunidade Católica São José Operário
14h às 18h - Baile no Ginásio com a Banda Guarani
15h - Café Colonial a cargo da Comunidade Bom Pastor
13h às 16h - Baile na pirâmide central com a Banda Imigrantes
16h às 19h30 - Baile na pirâmide central com Banda Diplomata
20h às 22h - Show na pirâmide central com David e Mariana
21h30 às 2h30 - Baile de encerramento com a Banda Brilha Som no Ginásio
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados