Ter�a, 23 de junho de 2026, 04:05h
Home Cultura e turismo
Pavilhão da Agricultura Familiar recebeu grande público à procura dos produtos
Evento recebeu 15 mil visitantes e bateu novo recorde de comercialização
Turuçu celebrou no último final de semana suas duas tradicionais produções agrícolas na 4ª Festa Municipal do Morango e da Pimenta, reunindo a programação da 15ª Oktoberfemorango e da 15ª Fepimenta, além da passagem de seu 21º aniversário de emancipação, no Parque Municipal de eventos.
A estimativa é de que 15 mil pessoas tenham passado pelo evento nos dois dias, aproveitando uma variada oferta gastronômica de 16 famílias produtoras de morango, seis agroindústrias, além de almoço, café colonial e praça de alimentação. Mais uma vez, a procura pelos produtos a base do morango e da pimenta foi grande, lotando o Pavilhão da Agricultura Familiar. A comercialização do morango in natura novamente bateu recorde, chegando a 3,9 toneladas da fruta vendida na Festa.
Além de uma grande variedade gastronômica, a programação teve apresentações artísticas, encontro de corais, cerimônia de juramento à bandeira, mostra de indústria, comércio e artesanato, e muitos bailes, animados pelas bandas União, Diplomata, Guarani, Imigrantes, Karavana Modello, Brilha Som e show da dupla David e Mariana. Além do expressivo público na festa, a 6ª edição do Baile do Chopp, na noite do sábado (29), consagrou a atividade como importante atrativo de público ao evento.
Para o prefeito Ivan Scherdien, o sucesso de mais uma edição do evento consolidou a Festa do Morango e da Pimenta como uma das grandes festas da Zona Sul do Estado. “É um momento complicado, com toda a crise no país, um período eleitoral que restringe a divulgação e o município se comportou a altura do evento, investindo recursos próprios da Prefeitura para divulgar nossas riquezas do campo, com mais uma edição exitosa de uma grande Festa. Foi uma semana de difícil situação climática, mas passamos por tudo isso para superar todas as expectativas”, comemorou o prefeito.
Scherdien disse ainda que, ao final da programação, até mesmo produtores e as comunidades estavam positivamente surpresos com o crescimento da Festa. “Tudo isso mostra a consagração da Festa do Morango e da Pimenta. As pessoas aceitaram essa proposta, conhecem a Festa e esperam por ela no final de outubro”, avaliou o prefeito, agradecendo aos secretários municipais e aos funcionários que, segundo ele, trabalharam inigualavelmente para preparar e fazer o evento acontecer num período de dificuldades. Ele também agradeceu aos patrocinadores e ao público. “Foi um público maravilhoso, que consagra a Festa de uma forma regional. Só podemos agradecer e convidar para que continuem sempre prestigiando Turuçu”, finalizou.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados