Segunda, 22 de junho de 2026, 18:31h
Home Cultura e turismo
O Projeto Ponto a Punto, parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Ministério da Cultura e sociedade civil, terá nos dias 8, 9 e 10 de dezembro mais uma de suas atividades. O Corredor Cultural terá shows, debates, palestras e roda de conversa. As ações serão realizadas no prédio do Grande Hotel, no centro histórico de Pelotas.
Proposta de internacionalização do Programa Cultura Viva - Pontos de Cultura na América Latina, o Ponto a Punto integra um processo de fortalecimento e atenção às políticas públicas culturais para zonas de fronteira e intercâmbios culturais.
Com o Corredor Cultural, a proposta é um Encontro Internacional de Pontos de Cultura e Coletivos Culturais e trocas de experiências institucionais entre Brasil, Uruguai e Argentina, com cerca de 80 pessoas para debater perspectivas futuras das políticas culturais para a fronteira. O Projeto Corredor Cultural é uma prática que vem se desenvolvendo entre as cidades brasileiras de Rio Grande, Pelotas, Jaguarão, Porto Alegre, Melo, Rio Branco e Montevidéu há mais de uma década.
O Encontro irá trabalhar na perspectiva de integração cultural em especial entre Brasil e Uruguai e seus agentes culturais, universidades, entes governamentais e da sociedade civil. O encontro pretende articular agentes, principalmente das cidades de Montevidéu, Melo, Rio Branco Jaguarão, Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande, na intenção de fortalecer e dar corpo a um Corredor Cultural de atuação permanente.
Além disso, permitirá uma discussão preparatória para o Congresso Latino Americano de Cultura Viva Comunitária que ocorrerá em Quito, no Equador, em 2017, e também da Rede de Organizações do IberCulturaViva, programa de cultura comunitária no âmbito da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) com participação de mais 12 países ibero-americanos.
O Encontro também irá debater os desafios da Política Nacional Cultura Viva, e a Rede RS de Pontos de Cultura, envolvendo mais de 40 Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul e convidados de outros estados brasileiros.
Para isso, estarão articulados ativistas e artistas do Uruguai, a Direção Nacional de Cultura do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, da Rede Nacional e Estadual dos Pontos de Cultura e de diversos Pontos de Cultura do RS, a Rede Cultura Viva Comunitária do Uruguai - em especial os Pontos de Fronteira -, bem como grupos culturais de audiovisual, movimento hip-hop, periferia e grupos de cultura afro.
O evento também proporcionará uma rica e diversa mostra cultural que irá incentivar trocas culturais entre artistas brasileiros como KL Jay, Nei Lisboa, Quintal de Sinhá, o historiador Célio Turino e artistas uruguaios de Candombe e Música Popular Uruguaia através de oficinas, espetáculos de teatro e música e audiovisual.
O objetivo principal do Encontro, além de promover o intercâmbio e integração latino-americana, é de dar consequência prática ao Acordo Bi-Nacional firmado entre o Ministério da Cultura do Brasil e do Uruguai em 2010. E, assim, fortalecer cada vez mais os laços culturais dos povos e sociedades através de iniciativas dinâmicas e plurais de intercâmbio, residências artísticas e articulação política.
Integração
No primeiro momento, o Ponto a Punto realizou o intercâmbio - residências artísticas - envolvendo músicos de cinco países: Colômbia, Argentina, Uruguai, Peru e Chile, integrado com a programação da 1ª Bienal das Artes da UFPel, em novembro de 2015. Na ocasião, os músicos residentes também beberam da rica fonte da cena cultural sul-riograndense, tocaram, cantaram e se mesclaram entre os movimentos, as expressões e as atividades, em um diálogo colaborativo entre professores, produtores e intelectuais desse setor.
Redator: CCS UFpel
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados