Segunda, 22 de junho de 2026, 00:59h
Home Cultura e turismo
Milhares de pessoas, entre famílias inteiras e integrantes de mais de 35 Centros Espíritas de Umbanda (CEUs), participaram da primeira noite da 60ª Festa de Iemanjá, nesta quarta-feira (1º), evento anual promovido pela Federação Sul-Riograndense de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros, no Balneário dos Prazeres. Convidada a se manifestar na abertura do evento, a prefeita Paula Mascarenhas destacou que a Festa de Iemanjá é muito mais que uma festa religiosa, ela simboliza toda uma cultura e tradição que se formou na orla dos Prazeres e representa parte importante da história de Pelotas.
Por volta das 22h30min, a imagem de Iemanjá chegou, pela Lagoa dos Patos, às tendas que foram montadas pela prefeitura na avenida Mato Grosso, na orla do Prazeres, em frente à gruta.
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, foi recepcionada pelo presidente da Federação, Joabe Bohns, que agradeceu o apoio da prefeitura de Pelotas na infraestrutura e segurança da festa. “Vocês não tem porque agradecer... Não é um favor. Essa é a forma que o poder público tem de honrar Mãe Iemanjá e todos vocês, que vêm aqui expressar a sua fé”. A prefeita lembrou que o Poder Público é laico, ou seja, não tem religião, mas tem o maior respeito por todas as religiões, e finalizou dizendo que pediria proteção, serenidade e força para conseguir cumprir a dívida assumida com a população pelotense, de entregar obras e serviços a esse povo que depositou nela a sua confiança.
Também participaram da abertura da Festa a secretária de Governo, Clotilde Vitória; o secretário de Cultura, Giorgio Ronna; o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira; os vereadores Ademar Ornell (DEM) e Marcos Ferreira (PT); representantes da prefeitura e da Federação de Umbanda.
Além de disponibilizar as tendas e sonorização do vento (Secult), a prefeitura fez a limpeza do espaço ao longo de toda a semana (Serviços Urbanos e Infraestrutura) e, após estudar a áreas, a pedido da comunidade, avaliou cada uma das solicitações de acampamento na avenida Mato Grosso e liberou aquelas que não significavam nenhum risco ao meio ambiente (Qualidade Ambiental). Também participam do evento as secretarias de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Segurança Pública (SSP) e Transporte e Trânsito (STT). Guarda Municipal (GM), agentes de Trânsito e Brigada Militar (BM) fizeram diversas ações para garantir mais segurança aos participantes da festa. Houve blitze nas vias de acesso ao Balneário dos Prazeres e revista em ônibus e veículos.
Às 16h desta quinta-feira (2), ocorre um dos momentos mais emocionantes e aguardados da celebração: o encontro das duas imagens, Iemanjá (Umbanda) e Nossa Senhora dos Navegantes (Católica), dentro da Lagoa dos Patos, nas proximidades da orla do Balneário dos Prazeres.
Redator: Prefeitura de Pelotas
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados