Wednesday, 28 de February de 2024, 00:26h




Galerias

Especiais

Jornal Tradição

II Caderno Especial Fenadoce 2019 2019/06

Receitas

Tabule

Assine


Home Cultura e turismo

Cultura e Turismo

24-07-2017

Especial JTR: 14ª edição do Festcap acontecerá no mês de setembro em Canguçu


Foto: Felipe Madeira/JTR Diego Wolter, diretor geral da Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Acontecerá nos dias 22, 29 e 30 de setembro a 14ª edição do Festival Estudantil da Cultura Alemã e Pomerana - Festcap. O evento busca a valorização e permanência da cultura alemã e pomerana, de significante presença no município, e é anualmente marcado com atividades como artesanato, bandas típicas, canto, culinária, dança tradicional, poesia e música instrumental.


Criado em 2002, por Basílio Barbosa, secretário de Educação na época, e por Izelda Ramon Stumpf, na época diretora da E.M.E.F. Carlos Moreira, através da Secretaria de Educação e Esportes, o Festival anteriormente chamava-se FESTCAL - Festival Estudantil da Cultura Alemã -, mas teve seu nome alterado, no intuito de uma expansão cultural, a qual envolvesse também a cultura pomerana, com suas particularidades e seus pontos em comum com a cultura alemã, consolidando-se no calendário municipal.



A edição deste ano, segundo Diego Romão Helvig Wolter, diretor geral da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura (SMEEC), será centrada na escolha dos casais Fritz e Frita - o par que, representando a escola de origem, dentro de diversas modalidades, melhor simboliza um casal germânico, com seus traços típicos, preservando a irreverência e cultura própria de seu povo.


Wolter aponta ainda que a estrutura do evento se dará como uma continuidade de tudo o que já foi trabalhado nas edições anteriores, com pontos específicos aperfeiçoados, além de algumas novidades, como a presença de um café colonial junto ao Festival. Os locais seguem os mesmos: Cine Teatro Municipal e Ginásio Municipal de Esportes. Algumas mudanças na configuração da escolha do casal foram realizadas, uma vez que neste ano as turmas da pré-escola até o ensino médio poderão participar. Foram incrementados também, na dança de salão, o xote e a valsa.


A comissão de organização do Festival ainda está em processo de seleção e estruturação da programação desse ano, tendo como confirmado até o momento o grupo Fritzadanz, do Espírito Santo, com uma presença muito forte da cultura pomerana. A abertura oficial do evento e escolha dos casais Fritz e Frida se dará no dia 22, enquanto o restante do evento acontecerá nos dias 29 e 30. Entre os nomes da comissão organizadora estão Tanise Stumpf, Patrícia Kern e Laura Schroder.


Canguçu possui uma grande parcela da população de origem pomerana, o que faz a cultura seguir forte, sendo passada de geração a geração. Tanise Stumpf - professora de pomerano e uma das coordenadoras do evento desde a sua primeira edição - aponta que a partir da inserção na escola, na qual leciona o estudo da língua pomerana no currículo escolar, percebeu um significativo aumento de alunos que fazem uso da língua no intervalo entre as aulas. “Aos poucos eles estão se dando conta da importância que é ser pomerano e falar a língua pomerana”, analisa, completando: “Este é um evento extremamente importante para o nosso município porque nasceu desse nosso desejo de que essa cultura se fortaleça e continue viva através das gerações, bem como de reconstruir a confiança dos mais velhos em se comunicarem em sua língua de origem, sem que se envergonhem”.


Tanise aponta ainda que o Festival proporciona a expressão da língua e leva a comunidade para o Ginásio Municipal, fortalecendo a cultura e suas características próprias. O critério de escolha dos jurados é pautado no conhecimento dos mesmos acerca da cultura alemã e pomerana. Aos alunos que participam do evento, a exigência posta é que falem a língua pomerana. A estimativa é de que em torno de 20 escolas do município participem ativamente do Festival.


Redator: Tradição Regional



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Especial JTR: 14ª edição do Festcap acontecerá no mês de setembro em Canguçu





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Especial JTR: 14ª edição do Festcap acontecerá no mês de setembro em Canguçu


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados