Saturday, 18 de January de 2025, 23:30h
Home Cultura e turismo
A luta pela preservação da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula por si só, já é uma história. Para contextualizar o permanente processo de restauro desse patrimônio histórico, surge a exposição “Restauros da Catedral”, aberta ao público até o dia 23 de junho, paralelamente à Fenadoce.
Desde o ano passado o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou o templo e outros prédios, declarando o Conjunto Histórico de Pelotas como patrimônio material, pela importância que possui para a história do país.
“A proposta da mostra é dar luz à importância da preservação, apresentando à comunidade e aos turistas o processo de manutenção deste importante prédio, que testemunhou o início da cidade”, destaca o padre Luis Boari, pároco da Catedral.
O museólogo da Catedral, Everton Lautenschalger, explica que a exposição é uma oportunidade do público conhecer o processo de construção da igreja. “Começamos a linha do tempo em 1930 e seguimos até os dias atuais”, observa. Quem visitar o espaço terá a oportunidade de vislumbrar o restauro de inúmeros símbolos que compõem a história, como sinos, janelas, o altar-mor, o Salão São José, além do restauro de portas – em andamento através do projeto “Portas da História” executado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), que conta com o patrocínio da Josapar.
A mostra reúne cerca de 60 peças e pode ser visitada de segunda-feira a sábado das 10h às 17h30, e nos domingos das 12h às 18h. Para visita guiada a opção é participar do tour “Contos da Catedral”, com o custo de R$ 10,00 por pessoa e atendimento em dois horários: às 9h e às 11h, nas segundas, terça, quintas e sextas-feiras, além de sábados. Nas quartas-feiras as opções de horário são às 14h ou 16h. Além da exposição, os visitantes poderão adquirir lembranças da Catedral, disponíveis em uma pequena loja montada em anexo à mostra. “Todos os valores obtidos com a exposição e vendas serão revertidos para as obras de melhorias do templo”, destaca Everton.
A iniciativa é da Comissão de Restauro da Catedral, formada pelo padre Luiz Boari, Claudio Andrea, Lorena Pereira e Marlene Mendonça, com o apoio da Perene Patrimônio Cultural.
Redator: Satolep Press
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados