S�bado, 27 de junho de 2026, 13:49h
Home Economia
Na quarta-feira (21), às 9h, na sede da Secretaria de Transportes e Trânsito, o Conselho Municipal dos Transportes reúne-se em caráter extraordinário, para dar início aos debates sobre o reajuste da tarifa dos ônibus. A passagem em Pelotas – R$ 2,75 – é a mesma desde dezembro de 2013, mas não por congelamento, e sim porque houve queda de impostos federais e municipais que permitiram a manutenção do valor sem alterações.
O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários entregou à prefeitura, segunda-feira (20), alguns dados importantes para a composição do cálculo tarifário, como número de passageiros transportados ao longo do ano, número de carros das frotas e notas de combustíveis e pneus.
Anualmente, a tarifa é recalculada. O histórico dos últimos anos registra que, em dezembro de 2012, a passagem passou a custar R$ 2,75. Em julho de 2013, baixou para 2,60, devido à queda de impostos. Em dezembro de 2013, retornou (por casualidade) a R$ 2,75, mantendo-se até o momento, visto não terem se verificado subas expressivas de preços de itens operacionais durante o período.
Licitação
No dia 29 deste mês, serão abertos os envelopes do processo de licitação dos serviços de transporte coletivo urbano.
O processo está em andamento, de acordo com critérios determinados pela lei federal 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública. No caso dos serviços do transporte coletivo urbano de Pelotas, a modalidade em que se enquadra é a de concorrência pública e o tipo menor preço foi o escolhido para a seleção.
De acordo com o edital de licitação, a empresa vencedora (ou consórcio) deve adotar diversas medidas que assegurem melhor qualidade de serviços e mais segurança aos usuários.
Redator: Prefeitura de Pelotas
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados