S�bado, 27 de junho de 2026, 07:15h
Home Economia
A Prefeitura de Pelotas abriu oficialmente no fim da tarde de sexta-feira (13) a segunda edição da Quinzena do Pêssego, evento que divulga e estimula o consumo de um dos principais produtos da zona rural do Município. Este ano, 43 estabelecimentos entre restaurante e bares vão incluir em seus cardápios pratos especiais que apresentam o pêssego como um dos ingredientes principais. Foram elaborados pratos quentes, sobremesas e drinques, entre outros.
A cerimônia de abertura reuniu no largo do Mercado Central o prefeito Eduardo Leite, a vice-prefeita Paula Mascarenhas e os diversos parceiros deste evento que tomará conta da cidade até o dia 29 de novembro. “Entre os objetivos da Quinzena está a integração da zona urbana com o meio rural, incentivando a valorização homem da terra”, destacou Eduardo. O prefeito lembrou ainda que este ano, a prefeitura aumentou o volume de produtos adquiridos pelos produtores locais para a merenda escolar, a fim de qualificar a alimentação das crianças e garantir o consumo da produção local.
Emocionada, a vice-prefeita agradeceu a todos que trabalharam pela realização deste evento que terá abrangência triplicada em relação à primeira edição em 2015. Paula comparou a Quinzena com a Fenadoce, que irá completar 30 anos e que começou também pela iniciativa da prefeitura. “Esta festividade do pêssego que também divulga a cidade e valoriza um produto local tem o mesmo potencial de sucesso da Fenadoce”, declarou.
Representantes dos produtores rurais citaram as dificuldades enfrentadas neste ano por causa do grande volume de chuvas, das altas temperaturas durante o inverno e do granizo que comprometeu grande parte da produção. Mesmo com este cenário, a colheita está sendo realizada e a fruta disponibilizada ao consumidor.
Mascote da Quinzena
Alunos de escolas de Educação Infantil de Pelotas também participaram do evento. A Emei Jacema Rodrigues Prestes apresentou a peça teatral “Quem vai ficar com o pêssego?” e ao final do evento foi revelado o trabalho vencedor que criou um boneco e nomeou o mascote da Quinzena. O nome vencedor foi “Peslota” escolhido pela Emei Mario Quintana.
Comercialização
Uma banca da Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul de comércio da fruta in natura e diversos produtos, como pêssego em calda, pessegada, licor e artesanato estará no Largo do Mercado durante toda a Quinzena.
Apoadores da Quinzena do Pêssego
Embrapa Clima Temperado, Senac, Sebrae, Abrasel, Cafsul, Azonasul, Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas, Sindicato Rural de Pelotas, Emater. Secretarias municipais envolvidas: Secult, Smed, Sdet e Sanep.
Restaurantes participantes:
Amor Amora
Cantinho do Peixe Pronto
Chu
Hotel Manta Pub
Tourist
Circulu’s Lanches (matriz e duas filiais)
Crêperie
Panemio
Panificadora e restaurante Molon
Pizzaria Bella Napolli
Restaurante Cavalo Branco
Restaurante Trem Bão (matriz e duas filiais)
Sanata Lanches
Sanata Mix
Sauderia Food
Trapiche Carecão
Botequim das Goordas
Komillaw
Restaurante Polo Norte
Boulangerie Fabres
Dom Otávio
Sushi M
Márcia Aquino
O Escritório
Restaurante e Churrascaria Cruz de Malta
Madre Mia
Churrascaria Lobão
Mariah's
Galeteria Lobão
Imperatriz Doces Finos
Bar da Lua
Restaurante Gourmet
Restaurante Figueira
Curi Palace
Vó Percília
Parrillada El Paisano
Gaudi
Bodega 974
Kondo Sushi Lounge
Libre Bici Café
Teia Ecológica
Eco Restaurante
Restaurante Popular
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados