Sexta, 26 de junho de 2026, 12:16h
Home Economia
No novo patamar da bandeira vermelha, conta de luz terá acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 quilowatts-hora de energia consumidos
A cobrança extra na conta de luz será menor a partir de 1º de fevereiro no Brasil. A principal alteração, aprovada na terça-feira (26) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é a criação de um novo patamar de cobrança no sistema de bandeira tarifária.
No novo patamar, a taxa extra a ser paga pelos consumidores na chamada bandeira vermelha vai cair dos atuais R$ 4,50 para R$ 3,00 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos. Já a bandeira vermelha patamar 2 continua a encarecer a conta de luz em R$ 4,50 a cada 100 kWh.
O sistema hoje tem três patamares, representados pelas bandeiras verde, amarela e vermelha. Na verde, não há custo adicional e, portanto, os consumidores não pagam nada a mais na conta de luz. Nos demais casos, é prevista taxa extra de R$ 2,50 e R$ 4,50 para cada 100 kWh consumidos, respectivamente.
O sistema de bandeiras tarifárias soma uma taxa extra às contas de luz quando o custo de produção de energia aumenta no país.
Redator: Rádio Gaúcha
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados