Domingo, 28 de junho de 2026, 15:52h
Home Educação
Profissionais da educação lotaram o Clube Comercial para participar do Seminário
Encontro destaca as boas práticas desenvolvidas nas escolas, promovendo a troca de vivencias entre os educadores
A Secretaria Municipal de Educação e o Fórum de Gestores da Rede Municipal de Educação de São Lourenço do Sul realizaram, entre segunda-feira (20), terça-feira (21) e quarta-feira (22), o 3º Seminário Qualificação e Compromisso com a Educação de São Lourenço do Sul e Região “Vivências e Experiências Pedagógicas”. O encontro reuniu cerca de 800 profissionais da educação, das redes municipal, estadual e privada de São Lourenço e de vários municípios da região.
A secretária de Educação, Fernanda Bork, explica que o objetivo é que os professores possam apresentar as boas práticas que desenvolvem nas escolas. “Junto ao Fórum de Gestores, que reúne os diretores das escolas municipais, fizemos análises e o diagnóstico apontou que existiam grande projetos desenvolvidos nas escolas, mas que ficam só na escola. Por isso criamos o Seminário, com objetivo de divulgar estas ações e trocar estas experiências através das apresentações feitas pelos professores”, justifica. “São projetos de leitura, escrita, alfabetização, desenho na educação infantil e artes”, diz Fernanda.
Entre as várias experiências apresentadas, esteve o projeto da Escola Francisco Froemming, do interior do município, onde alunos realizam pesquisas de campo e produziram um livro sobre árvores nativas da região, trabalhando assim a escrita e leitura em ações interdisciplinares. Outro projeto foi do professor Cristiano Gerke, que trabalhou em uma escola da Colônia Maciel, de Pelotas, sobre um museu local.
Palestras e oficinas também fizeram parte da programação nos três dias. “A participação nos surpreendeu, principalmente pelo tempo. Tivemos que mudar do Galpão Crioulo para o Clube Comercial devido a cheia do arroio São Lourenço, mas deu muito certo. O publico gostou, até pelo acesso facilitado”, avalia Fernanda Bork.
No encerramento da programação, foi lançada a revista Educação em Foco, que também destaca as importantes ações desenvolvidas nas escolas locais. A publicação será distribuída também para alunos e seus familiares. O Seminário contou, ainda, com uma edição especial da Feira do Livro Docente, um projeto complementar ao Programa Municipal de Incentivo à Leitura Docente.
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados