Domingo, 28 de junho de 2026, 07:59h
Home Educação
A ação é desenvolvida desde o ano de 2014, após a inclusão de Pelotas no programa "Crack, é possível vencer!"
Nesta semana, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha foi palco da palestra “Drogas: a realidade de um mundo de fantasia”, proferida pelo vereador Rafael Amaral (PP) e pelo coordenador da Comunidade Terapêutica Santa Fé, Domício Sobrinho.
Utilizando abordagem pedagógica e contextualizando as informações sobre o uso de drogas com a realidade dos estudantes, as palestras tem cunho sócioeducativo, uma vez que levam ao público alvo a experiência real daqueles que, por um motivo ou outro, foram seduzidos pelo consumo de drogas. O colóquio ainda conta com distribuição de material informativo sobre cada tipo de droga e suas consequências no organismo.
Conforme o parlamentar, a ação é desenvolvida desde o ano de 2014, após a inclusão de Pelotas no programa "Crack, é possível vencer!". Protagonista no processo que provocou a adesão do município ao programa, Rafael argumenta que a partir da realização do I Fórum Regional de Combate às Drogas, realizado pela Câmara Municipal em 2013, “Pelotas começou a ser enxergada pelo Ministério da Justiça, que coordena as atividades. Tenho me dedicado a promover um trabalho de prevenção ao uso de drogas e me posicionado contra a liberação do consumo. Creio que este trabalho auxilia para no médio / longo prazo, reduzir o índice de novos usuários”, afirmou.
Além de incluir a cidade nos poucos 2,2% dos municípios brasileiros que aderiram ao convênio, o que representa 122 municípios dentre os 5.570 existentes no Brasil, o convênio ainda possibilitou o recebimento de R$ 2,5 milhões de reais para o desenvolvimento de ações de combate às drogas. Com este recurso foram adquiridos um micro-ônibus, totalmente equipado com videomonitoramento, viaturas (veículos e motos) e Kit´s de repressão, além da construção de um CAPS AD III – 24h, cuja obra está em andamento.
O programa “Crack, é possível vencer!” é coordenado pelo Ministério da Justiça, que desenvolve, em parceria com outros Ministérios e os municípios, uma ação integrada que envolve três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade. Dentro desses três aspectos, são integrados vários grupos sociais, trabalhando simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social. O programa é um amplo trabalho realizado pelos Ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com os municípios e visa oferecer aos grupos de risco irrestrito apoio em todas as suas necessidades, contribuindo, desta forma, para a redução dos índices de consumo de drogas. As ações são destinadas a educadores; profissionais de saúde; comunidades terapêuticas; lideranças comunitárias e religiosas; conselheiros municipais e ONG´s.
As escolas que desejarem receber a palestra podem entrar em contato com o gabinete parlamentar do vereador Rafael Amaral através do número (53)3026-1001 ou pelo e-mail: [email protected]
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados