Domingo, 28 de junho de 2026, 02:03h
Home Educação
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu o 2º Desfile alusivo a Semana da Pátria de Morro Redondo, que teve como tema central “Sustentabilidade”. O desfile foi realizado no sábado (5), e percorreu o trajeto do trevo de acesso ao Banco Sicredi até a praça Doze de Maio. Os temas do desfile foram apresentados na praça Doze de Maio, contando com a participação de todas as escolas da rede municipal de ensino, Colégio Estadual Nosso Senhor do Bonfim, Banda Marcial, Brigada Mirim, Patrulha Ambiental, Grupo de Idosos e Grupo de Ginástica. Houve, ainda, a presença de militares do município que estão servindo em Bagé, do 3º grupamento RCMEC, comandado pelo sargento Lopes. O evento contou com o apoio fundamental do sargento Marcos Zanetti e da Brigada Militar de Morro Redondo, que proporcionou toda a segurança e garantiu tranquilidade a todos os envolvidos durante o desfile.
Confira os temas apresentados no desfile:
Banda Marcial do Cras Imigração proporciona a 45 integrantes da comunidade rural e urbana a inclusão social através da música.
Patrulha Ambiental - o projeto da Patrulha Ambiental Mirim teve início no ano de 2014, com o objetivo de conscientizar a população do município com relação à preservação do meio ambiente.
O grupo de idosos “Sempre Alegre” criado pelo Cras no ano de 2012 surgiu a partir do reconhecimento da importância da melhor idade, e visa a integração e a socialização através da convivência.
O grupo de ginástica “Unidos Pela Saúde”, criado pelo Cras, surgiu a partir do entusiasmo e motivação, visando a melhora da auto estima e criatividade.
A Escola Municipal de Educação Infantil Darci Marques Adam, fundada em 1º de dezembro de 2003, trouxe neste ano, dentro do tema “sustentabilidade”, a importância da preservação dos animais em extinção, bem como, o cuidado e o respeito ao meio ambiente, tendo como título para este trabalho “o que cabe e o que não cabe no meu mundo”, mostrando a preocupação com espécies ameaçadas de extinção e o cuidado que devemos ter com o meio ambiente.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, fundada em 7 de maio de 1937, localizada na colônia Colorado, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Luiza Oliveira, localizada na colônia São Domingos, fundada em 2 de maio de 1962, apresentaram o tema sustentabilidade: palavra comum para quem a utiliza, mas difícil para quem não sabe seu significado. Devido à ganância, ao dinheiro e a falta de educação, muitos a ignoram, destroem, matam, sujam, prejudicam e agridem. Sustentável é tudo aquilo que pode se manter e continuar existindo por bastante tempo.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pinto Martins, localizada na colônia Açoita Cavalo, atende 138 alunos da pré ao 9° ano, foi fundada em 27 de setembro de 1943 e apresentou dentro do tema “sustentabilidade”, projetos e atividades voltados a educação do e no campo, destacando-se no projeto ecoviver a temática “alimentação saudável”, o cultivo sustentável através do plantio em sementeiras, demonstração da coleta seletiva do lixo, reaproveitamento das sobras de materiais, bem como brinquedos feitos com materiais recicláveis. No programa Mais Educação, destaca-se a oficina de agroecologia.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Cunha, fundada em 13 de maio de 1937, conta hoje com um total de 308 alunos da pré-escola ao 9º ano. Ela trouxe o tema sustentabilidade, onde o desenvolvimento humano deve contemplar um melhor relacionamento do ser humano com os seus semelhantes e a natureza. Eles destacaram as questões econômica, alimentar, água, energia, proteção ao meio ambiente e responsabilidade social, com enfoque de promover a reciclagem de atitudes diárias, seja ela em qualquer espaço.
O Colégio Estadual Nosso Senhor do Bonfim simbolizou o tema sustentabilidade com o enfoque que ser sustentável é assumir compromissos que permitem a permanência de um estilo de vida, de uma comunidade, de uma empresa, de um sistema e de um planeta. Funcionários do Colégio aproveitaram a ocasião para protestar em relação ao parcelamento dos salários.
A Brigada Mirim é um projeto social desenvolvido em parceria entre a Brigada Militar e o Cras – Prefeitura Municipal, desde o ano de 2013, e visa a valorização e crescimento pessoal e ético, resgate de valores e interação com a comunidade. Atualmente conta com dois grupamentos, um na área urbana e outro na área rural, mais especificamente na Capela da Buena, escola José Pinto Martins, com um total de 58 crianças, entre 7 e 12 anos, atendidas.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados