Domingo, 28 de junho de 2026, 02:02h
Home Educação
Após o desfile, professores, familiares, pais e alunos caminharam em protesto as medidas do governo
Manifestação foi contra o parcelamento dos salários e outras medidas do governo do Estado
Neste ano, as escolas estaduais de São Lourenço do Sul não participaram do Desfile Cívico realizado na manhã de segunda-feira (7). Os professores estão em greve, em protesto às medidas do governo do Estado, e as escolas estão paralisadas desde o início do mês, quando foi confirmado o parcelamento dos salários.
Os professores aproveitaram o Desfile Cívico para protestar, mostrando para a comunidade as dificuldades que estão enfrentando e o descontentamento com as medidas do governo. Após o desfile oficial, os educadores desfilaram vestidos de preto, com faixas e cartazes, pedindo respeito à educação, valorização dos professores e o pagamento dos salários, e fizeram críticas ao governo Sartori. Por várias vezes, os professores, seus familiares e pais de alunos foram aplaudidos pelo público que estava no Centro da cidade.
Coordenadora local do Centro de Professores do Estado do RS (Cpers), Dóris Peglow explica que a motivação central do protesto é mesmo o parcelamento dos salários, mas há também outras contrariedades da categoria. “Estamos alertando para as privatizações que o governo se encaminha, a PL 206 que forçamos a retirada, o Plano de Carreira e a aposentadoria. O governador está forçando a Assembleia Legislativa a aprovar”, diz Dóris, temendo prejuízos aos servidores, principalmente com a possibilidade de privatização de alguns órgãos do governo e alguns serviços.
Em São Lourenço do Sul, a adesão à paralisação é de quase 100%. Das oito escolas estaduais, há atividades apenas em duas. Na Monsenhor Gautsch, três professores estão trabalhando, e na Escola Agrícola Santa Izabel, 50% retornaram as atividades esta semana. Nas demais, a adesão é total. A previsão é manter a paralisação até esta sexta-feira (11), quando ocorrerá uma plenária do Cpers em Porto Alegre, que deverá contar com a participação dos professores lourencianos.
Na quarta-feira (9), na Escola Marina Vargas, de São Lourenço do Sul, foi realizada uma plenária da Frente Parlamentar em Defesa dos Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, para debater a crise nas finanças e a situação dos servidores estaduais.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados