Sexta, 26 de junho de 2026, 03:41h
Home Educação
A Secretaria Municipal de Educação e Desporto realizou no dia 18 de fevereiro, no Theatro Esperança, o evento de abertura do ano letivo 2016. Professores de toda a rede municipal, estadual e particular estiveram presentes.
Na oportunidade, panfletos da campanha de prevenção ao zika vírus foram distribuídos, além de um vídeo institucional reproduzido no início da cerimônia.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, Ana Cristina Rodrigues, convidada para compor a Mesa da cerimônia, declarou que haverá mudanças nas normas da educação infantil, a serem decididas em uma audiência futura com escolas públicas e privadas. Ela afirmou ainda que o Conselho fará um trabalho de credenciamento das escolas infantis nesse ano, inclusive as particulares, e colocou-se à disposição dos educadores, pedindo que acompanhem seu trabalho.
Em seguida, o secretário de Educação e Desporto, Alencar Porto, fez uma comparação de Jaguarão hoje e de alguns anos atrás. Ele lembrou que a estrutura da educação na cidade foi bastante modificada, mas que ainda existem outros avanços a serem conquistados.
Logo após, a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Roseli Calvetti, fez uma fala desejando que neste ano seja pautado tudo que ainda há para ser conquistado dentro da educação e que os educadores busquem inspiração nos avanços já alcançados. “É um trabalho para a nossa comunidade e para os nossos jovens”, disse.
O vice-prefeito Lisandro Lenz ressaltou que é necessário aproximar a teoria da prática e ver o sentido que a construção diária traz para a vida da comunidade em seu cotidiano. Lenz destacou que reconhece as dificuldades orçamentárias para a manutenção da educação e parabenizou o trabalho da Secretaria de Educação e Desporto pela administração que vem fazendo. Lembrou ainda que é uma nova etapa na vida de muitas crianças e que este ano será de muitos desafios por conta do processo de ampliação da educação infantil, que começou pela nova escola Professora Silvia Beatriz Ferreira de Souza Soares, inaugurada no final de 2015.
Logo em seguida, foi a vez do prefeito Cláudio Martins fazer sua fala. Ele relembrou que houve muitas mudanças significativas e naturais, mas que o desafio continua neste ano, ressaltando que o processo de renovação do magistério é uma necessidade e que o professor precisa ser valorizado.
Por fim, o professor Jônatas Marques Caratti, da Área de Ensino de História e Estágio Supervisionados e doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ministrou uma palestra aos educadores presentes. Com o tema “Repensando os marcos referenciais: planejamento e trabalho docente”, Caratti encerrou a cerimônia de abertura do ano letivo escolar.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados