Quinta, 25 de junho de 2026, 12:02h
Home Educação
Alunos, pais e professores da Escola Municipal Barão de Arroio Grande, localizada no bairro Teodósio, participaram na manhã de sábado (16) de uma caminhada pelas ruas do bairro e do Centro da cidade. O objetivo foi fazer uma homenagem aos 88 anos de criação da Escola, em 28 de fevereiro de 1928, através de um decreto de fundação assinado pelo intendente (cargo da época equivalente ao atual prefeito) do município de Pelotas, Augusto Simões Lopes. O intendente acabou nomeando como patrono Francisco Antunes Gomes da Costa, conhecido como Barão de Arroio Grande, que se destacou por atuação filantrópica.
De lá para cá, a Escola, que recebeu o nome do patrono Barão do Arroio Grande, veio se moldando à evolução dos tempos, graças ao avanço de seu quadro de profissionais da educação. A diversidade de temas atualizados e discutidos entre alunos na sala de aula faz com que a instituição trabalhe cada vez melhor e venha recebendo o reconhecimento do poder público e da população como escola modelo e organizada. Dentre os inúmeros projetos desenvolvidos pela entidade, está o de “Amor e respeito aos animais”, que proporcionou, em 2011, o recebimento do selo de “Escola Solidária”.
Desde 2012, a Escola Barão do Arroio Grande proporcionou o retorno às aulas para centenas de jovens e adultos que haviam deixado de estudar, através do projeto educacional Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste ano, a direção trabalhou questões como lixo ambiental, saneamento básico, saúde pública e a proliferação do mosquito Aedes aegypti nas salas de aulas.
Durante a caminhada que foi realizada, uma faixa conduzida pela comissão de frente do evento chamava a atenção da população para as questões ambientais: “A mudança começa por nós! Abraça esta causa, ajuda o nosso planeta”.
De acordo com a diretora Gilciane Baldassari, a Escola vem fazendo a sua parte, através da coleta de óleo de cozinha, de pilhas e baterias, além da coleta de eletroeletrônicos. “Nós agendamos a entrega com uma empresa especializada que, durante a terça-feira (19), recolheu rádios velhos, monitores, teclados, mouses, placas, circuitos, ventiladores, dentre outros lixos eletrônicos”, explica.
Participaram da caminhada centenas de alunos, pais, professores, funcionários da Escola, convidados e a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Nazi Medeiros.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados