Segunda, 22 de junho de 2026, 23:01h
Home Educação
Peça “A Bruxinha que Era Boa” tem sido levada pelo grupo para diversos públicos
Criado em 17 de outubro de 2012, o grupo de teatro Sátiros do GV é um projeto de arte-educação ligado ao Colégio Estadual Getúlio Vargas e coordenado pela professora Auta Inês Medeiros Lucas d’Oliveira. Em quatro anos de existência, o grupo já apresentou quatro peças de teatro infantil do universo de Maria Clara Machado, além de inúmeras esquetes, oficinas e intervenções de Teatro do Oprimido, baseado nas propostas do teatrólogo Augusto Boal.
Maria Clara Machado foi uma das precursoras do gênero de teatro infantil no Brasil, fundou a Escola de Teatro Tablado, em atividade até hoje no Rio de Janeiro. É autora das quatro peças encenadas pelo Sátiros do GV, desde a primeira “O Rapto das Cebolinhas”, encenada em 2013, até a peça deste ano de 2016, “A Bruxinha que era Boa”, passando pela montagem de “O Chapeuzinho Vermelho”, em 2014, e “Pluft, O Fantasminha”, em 2015.
O grupo tem consciência de que desempenha um papel de formador de opinião, tanto infantil quanto adulto, propondo uma atividade artística que envolve membros de todas as camadas da sociedade, como as crianças, estudantes, professores, pais, familiares e a comunidade em geral.
Para a montagem deste ano, o grupo contou com o apoio das Ferragens Pons, Specht e JV Materiais de Construção, além da Serigrafia Cor & Imagem, da Marcenaria Sasaki e da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Educação e da Assistência Social.
Ficha técnica da peça “Bruxinha que Era Boa”: Suziane Mattoso (bruxinha Ângela), Luzia Martins (bruxa instrutora), Chrístian Dias (bruxo belzebu terceiro), Ewellyn Rocha (bruxinha caolha), Andel Bugs (vice-bruxo), Júlia Xavier (bruxinha fredegunda), Vitória Borba (bruxinha fedelha), Pamela Goulart (bruxinha fedorosa), Lucas Antunes e Igor Couto (Pedrinho), Gabrieli Moraes, Rafael Bandeira e Michele Araújo (produção), Vinícius Gomes (iluminação e efeitos), Emanuel Santos (cenografia), Gabriel Leão e Raul Couto (sonoplastia), Simone Vara (arte do cartaz) e Evanise Porto (figurino).
Desde a estreia, já realizaram cinco apresentações em Pedro Osório, e na terça-feira (22) o grupo apresentará a peça para Jaguarão, no recém restaurado Theatro Esperança. A professora Auta Inês agradeceu o apoio recebido da comunidade. “Enquanto esperamos que nossa cidade também tenha um teatro, agradecemos ao GV Municipal, ao Clube Piratini e à Dona Elvina, do Clube da 3ª Idade, por ceder os espaços para as apresentações”, disse.
*Com informações da coordenadora do Sátiros
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados