Segunda, 22 de junho de 2026, 13:28h
Home Educação
Presidente Vanderlei Oliveira conta que Cooperativa tem mais de 600 sócios ativos que usam o transporte diariamente
A Cooperativa dos Estudantes de Canguçu (COOESC) é responsável por conduzir sonhos e projetos de vida diariamente para a cidade de Pelotas, onde os alunos canguçuenses buscam as universidades de ensino superior, cursos técnicos e de preparação para o vestibular, entre outros. De acordo com o presidente Vanderlei Pinto de Oliveira, são cerca de 600 sócios ativos que usam o transporte diariamente.
O JTR conversou com Oliveira sobre a gestão da Cooperativa. Confira os principais trechos da entrevista:
A criação da COOESC e a missão da Cooperativa
“A classe estudantil canguçuense passava por enormes dificuldades para a conclusão de seus estudos, principalmente em nível técnico e superior, pois nossa cidade era, e ainda é, bastante deficitária nestes níveis de educação e, naquele momento dos anos 1980, este era um sonho distante para a maioria daqueles que conseguiam concluir o ensino médio (2º grau). Muitos paravam no meio do caminho, pois não tinham dinheiro para pagar a passagem do ônibus de linha para Pelotas, e menos ainda para morar e se manter lá. Perante estas dificuldades, um grupo de estudantes reuniu-se para criar uma cooperativa e, então, a Cooperativa dos Estudantes de Canguçu, popularmente conhecida como COOESC, foi oficialmente fundada em 15 de agosto de 1981. O objetivo principal é prestar serviços de boa qualidade e custo acessível de interesse de seus associados, viabilizando economicamente o deslocamento para instituições de ensino, além de oferecer atividades sociais, culturais e econômicas mediante a cooperação de todos".
A estrutura de gestão hoje
“A atual gestão da Cooperativa tem mandato de dois anos e é eleita por voto direto de seus associados presentes em Assembleia Geral, realizada antes do final de cada gestão. Qualquer associado ativo pode votar e ser votado, mediante inscrição de chapa. O Conselho Administrativo é composto por presidente e vice-presidente, tesoureiro e 2º tesoureiro, e secretário e 2º secretário, e pode ser reeleito mediante renovação de, pelo menos, um terço dos componentes. Além do Conselho Administrativo, existe o Conselho Fiscal eleito em Assembleia e também responsável por fiscalizar as finanças da Cooperativa. Todos os cargos diretivos e fiscais são desempenhados de forma voluntária”.
As conquistas da atual gestão
“Durante o período em que sou associado da COOESC pude viver diferentes momentos, muitos deles de muita apreensão e angústias, principalmente nos anos de 2011, 2012 e 2013, quando passamos por dificuldades financeiras extremas e tivemos a continuidade da Cooperativa seriamente ameaçada. Ao mesmo tempo, tivemos a colaboração de muitos estudantes que se empenharam, e juntamente com a empresa Pionesul, conseguimos manter nossa atividade. Naquele momento, tivemos a colaboração imprescindível do Sindicato dos Municipários de Canguçu, que, através do então presidente José Luiz Rodrigues da Cunha e de seu sucessor Breno Schmalfuss, abriram as portas por mais de quatro anos, cedendo-nos um espaço gratuito para o funcionamento de nosso escritório, fato que estendeu-se até janeiro de 2016, quando então nosso escritório passou a funcionar na rua Osvaldo Aranha, 177.
Falando especificamente do nosso tempo de mandato, quando assumimos em 2014, em meio a um dos períodos de maior dificuldade de nossa história, tomamos algumas medidas drásticas e impopulares naquele momento, no sentido de viabilizar a continuidade da COOESC. Felizmente, tivemos a compreensão da maioria de nossos associados e colegas, que entenderam nossa proposta e que colaboram para que a Cooperativa se mantenha forte e atuante, proporcionando um serviço essencial para nossos estudantes. Assim, tivemos êxito em nossos objetivos.
Em setembro de 2014, através do movimento estudantil organizado e de negociações com o então governador Tarso Genro, conseguimos aprovar o Programa Passe Livre. Canguçu foi o 2º município gaúcho com o maior número de beneficiados, mais de 350 estudantes na época. O programa sofreu algumas modificações e segue a passos lentos neste momento, principalmente devido à crise financeira do Estado.
Além disso, renegociamos o convênio com a Prefeitura Municipal, através do entendimento e diálogo com o prefeito Gerson Nunes que, também por ser colaborador e ex-associado, reconheceu a importância do trabalho da COOESC. Assim, obtivemos neste período um aumento de 44% do valor de repasse de recursos em relação aos anos anteriores. Reconhecemos a importância da parceria e apoio da Prefeitura, que há várias gestões municipais acredita e apoia nossa entidade até este momento.
Tivemos também um aumento significativo do número de associados, chegando a transportar mais de 500 pessoas por dia e a ter mais de 600 sócios ativos utilizando o transporte ao mesmo tempo, graças a “abertura” das universidades para as pessoas de menor renda, através da iniciativa e programas do governo Federal. Isso transformou a COOESC na maior Cooperativa de Estudantes do Rio Grande do Sul, reconhecida inclusive pela União Nacional Estudantil.
Também voltamos a organizar o Concurso de Escolha da Senhorita Município, que foi criado pela COOESC há muitos anos, e que se tornou tradicional em nossa comunidade. Promovemos eventos culturais e recuperamos um pouco da autoestima e da história de luta da Cooperativa. Neste período de nossa gestão, pudemos aos poucos reestruturar e adequar a questão financeira, tratando com seriedade”.
Mais informações
A COOESC fica na rua Osvaldo Aranha, nº 177, no Centro, em prédio junto à R&C Informática. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados