Sexta, 26 de junho de 2026, 10:49h
Home Esportes
Árbitro Luizh Junior (centro), ao lado dos capitães do Canguçuense, Guilherme, e do Aliança, Douglas, além dos assistentes
Na vitória do Canguçuense por 2 a 0 contra o Aliança, durante as semifinais da categoria Titulares, árbitro e assistentes usaram rádios comunicadores e bandeirinhas eletrônicas
A última edição do Campeonato Municipal de Futebol colocou em campo a tecnologia para diminuir a chance de erros em lances decisivos das partidas da categoria Titulares, a principal da competição. No dia 20 de dezembro, na primeira partida das semifinais, a vitória de 2 a 0 do Canguçuense sobre o Aliança marcou a estreia dos equipamentos semelhantes àqueles usados no Campeonato Brasileiro da Série A e nos principais campeonatos da Europa.
O árbitro Luizh Junior usou um rádio comunicador e os assistentes Gilmar Zacher e Elieser Bandeira usaram rádios com as mesmas características e bandeirinhas eletrônicas. Quando necessário, os assistentes se comunicavam com o árbitro apertando um botão nas bandeirinhas e fazendo o sinal de alerta chegar ao juiz em tempo real. “Os equipamentos ajudam na comunicação entre o trio de arbitragem, com a troca de informações mais rápidas e corretas”, explica Junior.
No jogo de estreia, foram distribuídos seis cartões amarelos e um vermelho para o Canguçuense e outros sete cartões amarelos para o Aliança. Na expulsão do zagueiro do time da casa, o árbitro recebeu do assistente a informação de que houve um empurrão contra o adversário e pôde punir o lance da forma correta.
Com quatro rádios comunicadores à disposição, lances desleais podem ser punidos imediatamente. “Se um jogador agredir o outro, por exemplo, ele poderá ser expulso já naquele momento. Isso evita que a vítima revide a agressão e se forme uma confusão generalizada no campo”, observa o árbitro. A relação nem sempre tranquila entre a arbitragem, jogadores e dirigentes também pode ganhar com o uso da tecnologia. “Eles [jogadores e dirigentes] sabem que, com ajuda desse equipamento, o trabalho da arbitragem vai melhorar muito. Os erros certamente diminuirão e os clubes terão menos motivos para reclamar dos lances depois dos jogos”.
Os equipamentos avaliados em R$ 1,5 mil pertencem ao árbitro Luizh Junior e foram comprados com apoio de empresas locais, como o provedor de internet NovaNET e a Academia Estilo. Elas também patrocinaram o uniforme da arbitragem. Os aparelhos poderão voltar a ser usados na próxima edição da competição, em partidas em que o proprietário atuar.
Currículo
Luizh Junior é árbitro da categoria Letra B da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e atuou como assistente no Campeonato Brasileiro Sub-20, em dezembro, com jogos realizados na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na quarta-feira (27), ele realizou novos testes físicos e poderá ingressar no quadro de atuação da elite profissional do Campeonato Gaúcho deste ano.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados