Sexta, 26 de junho de 2026, 01:01h
Home Esportes
Os grandes nomes do mountain bike mundial estarão reunidos em Araxá, Minas Gerais, durante este fim de semana, para competição considerada a mais importante das Américas. Bikers de pelo menos 20 países devem participar das etapa de abertura da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) entre esta sexta-feira (4) e o domingo (6). E entre eles, a região Sul do Rio Grande do Sul estará muito bem representada.
De São Lourenço do Sul, dois atletas estarão na disputa: Bruna Elias e Jonathan Schneider da Luz. Pelotas estará na prova com Fábio Garcia Lima (Pelego), João Lucas Zardo, Adienez Castro e Cesar Castro. De Santa Vitória do Palmar, Rodrigo Lima (Cotonete) será o representante. Eles estarão entre mais de 2 mil atletas de diferentes categorias. Além de sua tradição, a competição garante pontuação no ranking olímpico, daí sua importância para os atletas que ainda buscam vaga nas Olimpíadas Rio 2016.
Os atletas da região estão com grande expectativa para fazer boas provas, porém, sabem que o desafio será enorme. Bruna Elias estará na categoria Júnior, uma acima da que ela vem competindo em outros campeonatos. “Esta prova pra mim tem grande importância, mas não tenho compromisso de vencê-la, pois irei competir em uma categoria superior a minha, com meninas até 18 anos”, explica a jovem de 15 anos, que é bicampeã gaúcha e brasileira. Ela se diz ansiosa, mas confiante de fazer uma boa prova. “Estarei lá em Araxá com a minha equipe Specialized Racing BR, e é com muito orgulho que irei representá-la, pois sonhei e batalhei muito pra conseguir fazer parte dela. Vai ser muito difícil, mas vou com a fé, pois ela não costuma falhar e é em Deus que vou buscar forças. Estou fazendo um treinamento certo e focado, e vamos lá representar esse Rio Grande velho que tanto amo”, comenta a menina que, agradecendo os apoios sempre recebidos, pede a torcida de todos.
Luz, da equipe lourenciana ULC/K Bike Team, que também já foi campeão brasileiro, tem opinião bem semelhante a de Bruna. Ele disputará a prova no Masculino Sub-23, que será a mesma prova e com largada junto a Super Elite, que terá os mais importantes nomes do esporte internacional. “As inscrições encerraram com 66 atletas na Sub-23. É sem dúvida a maior prova do Brasil, com mais de 2 mil atletas confirmados de mais de 20 países, atletas que buscam pontos preciosos para as Olimpíadas Rio 2016. Já estou treinando há algumas semanas com acompanhamento de profissional especializado e acredito sim obter um ótimo resultado, mas sei que não será fácil pois todos que vão para essa prova são atletas de alto nível técnico”, comenta o jovem.
Sobre a Copa Internacional
Além da etapa em Araxá, a Copa Internacional tem mais duas etapas na temporada, em São João Del Rei, de 13 a 15 de maio, e Congonhas, entre 4 e 6 de novembro, também municípios mineiros. Este é o segundo ano que a prova é realizada em nível mais alto, na classificação SHC ou Stage Race Hors Class, grau concedido pela União Ciclística Internacional (UCI). Com isso, a etapa soma até 160 pontos no ranking mundial da UCI para o campeão. Alguns países de destaque que estarão representados são Sérvia, Áustria, Polônia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Israel, Estados Unidos, México e diversos da América do Sul, entre outros.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados