Quinta, 25 de junho de 2026, 21:56h
Home Esportes
Bruna enfrentou tombos, chegou a ficar inconsciente, mas mesmo assim venceu a competição
Competição considerada a mais importante da América reuniu mais de 2 mil atletas de 20 países
A jovem lourenciana Bruna Elias, de 15 anos, tem uma curta, mas já notória trajetória no esporte. Bicampeã brasileira e bicampeã gaúcha de Mountain Bike, ela teve mais uma importante conquista no último fim de semana. Na cidade de Araxá, Minas Gerais, ela consagrou-se campeã da Copa Internacional de Mountain Bike, considerada a mais importante competição da modalidade na América.
Entre os grandes atletas do mundo, muitos buscando ranking para as Olimpíadas Rio 2016, a menina não se intimidou. E mesmo correndo na categoria Júnior Feminina, uma acima da sua, e com concorrentes até três anos mais velhas, ela consagrou-se campeã no sábado (5). Mas a conquista não foi nada fácil. Bruna caiu durante treino na pista dois dias antes, ficou inconsciente e teve de receber atendimento médico. O socorro veio da colega de equipe Raiza Goulão, que é atual campeã brasileira na Elite Feminina e deve representar o Brasil nas Olimpíadas. “Eu não lembro, mas a Raiza disse que eu acordei e só lembrei dela. Eu não sabia onde estava, que dia era, nem lembrava que eu era da equipe Specialized. Eu só lembrava da Raíza. Ela então me levou para a tenda da equipe, onde eles me atenderam e me levaram ao Hospital da Unimed. Fiquei a tarde toda lá, fiz tomografia, mas graças a Deus não tinha nada. Foi só um susto, mas nem lembro, a Raíza é quem me contou o que aconteceu”, relata a menina, dizendo que, em função da chuva, um trecho de pedras na trilha estava escorregadio, o que provocou a queda e a batida da cabeça em pedras.
Já no dia da prova, Bruna estava satisfeita com o belo dia de sol que a tranquilizava. Mas na largada, a chuva começou e a grande quantidade de atletas nas trilhas dificultava qualquer ultrapassagem. Mas ela foi atrás, passando as concorrentes até ficar na liderança. No entanto, veio um tombo e a perda de posições. Recuperada e buscando as ultrapassagens, Bruna novamente chegou a liderança, mas a queda de um atleta de outra categoria resultou em um novo tombo da menina. “Ai eu vi as meninas me passando. Fiquei com medo, pois bati a cabeça de novo no mesmo lugar. Me conformei, pensei que não era mesmo para eu ganhar. Mas levantei e segui a prova”, lembra ela. E seguindo nas trilhas, Bruna foi buscando as adversárias até chegar à liderança e cruzar a linha de chegada três minutos a frente da segunda colocada, tempo fantástico em se tratando de mountain bike em trilhas.
Intensamente feliz, Bruna vive dias de sonho. Desde janeiro deste ano ela integra a equipe Specialized Racing BR, considerada a mais importante do país e é treinada por Cadu Polazzo, que é também técnico da Seleção Brasileira. Logo após o início dos treinos, Polazzo havia dito ao Jornal Tradição Regional que mesmo tratando-se de uma atleta completa, o ano seria de treinos, sem pressão por resultados como este conquistado em Minas Gerais. Mas, mesmo sem ser cobrada, Bruna teve a importante conquista. E com este resultado, a equipe a levará para o Pan-Americano na Argentina. “Vou disputar de novo em categoria superior a minha idade. Lá o buraco vai ser mais embaixo, mas se elas estão treinando, eu também estou. E estou evoluindo”, garante a menina acostumada a enfrentar inúmeros desafios para chegar, sempre, no degrau mais alto do pódio.
Atletas da região também fazem bonito na competição
Também lourenciano, Jonathan Schneider da Luz, da equipe ULC/K Bike Team, tinha uma missão difícil na Copa Internacional. Pela categoria Masculino Sub-23, ele teve a prova em etapas durante três dias, com largada junto a Super Elite, com os grandes nomes do esporte internacional. E entre mais de 60 atletas de cerca de 20 países, o jovem que também já foi campeão brasileiro ficou ao final da soma das três etapas entre os 30 melhores colocados, um grande resultado.
De Pelotas, foram quatro representantes. Fábio Garcia Lima, da equipe Bike Garden, ficou em 16º na categoria Sub-40; João Lucas Zardo foi 4º na categoria Bub-30; e Cesar Castro, da equipe Nobre, foi o 25º na Sub-50. Adienez Castro se propôs a um desafio diferente, deixou a bike e correu o Night Run, corrida a pé à noite pelas trilhas e foi a 20ª colocada. De Santa Vitória do Palmar, Rodrigo Lima, da equipe Bike Garden, foi o 18º na categoria Sub-17.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados