Quarta, 24 de junho de 2026, 21:23h
Home Esportes
No dia 30 de maio, aconteceu, no Plenário Pedro Solon Vergara da Câmara de Vereadores, uma Sessão Especial alusiva aos 90 anos de fundação do Ferroviário Futebol Clube. A homenagem se deu durante a sessão ordinária que acontece todas as segundas-feiras, trazendo para ocupar o espaço do plenário dezenas de torcedores, dirigentes e ex-jogadores do time que completou 90 anos.
A assessoria de imprensa da Casa Legislativa montou um espaço específico para o evento na lateral do plenário onde podia se ver a bandeira do Clube, que foi colocada ao lado das bandeiras do Brasil, do Estado e do município, além de um dos troféus de melhor torcida recebidos pelo time. Na entrada do plenário os visitantes podiam visualizar uma exposição fotográfica dos times que o Ferroviário montou e foram vencedores dos campeonatos de 2004 da copa Mustafá Duquia, de 2008 da copa Francisco de Paula Gomes “Banguela”, em 2010 da copa Justimiano Amaro de Freitas, em 2013 da copa Juarês Gomes Pereira - o Maragato (acervo Jorge Mortagua).
O mestre de cerimônia, o jornalista Iram Lima, fez a abertura da parte da sessão alusiva aos 90 anos do Ferroviário apresentando um histórico e relatando como foi a sua criação em 22 de maio de 1926, suas conquistas e os problemas que envolveram o Clube, que neste período sofreu com um incêndio, com as cheias do rio Piratini (que derrubaram seu muro) e com o traçado da nova ponte do trem que cruzou no meio do campo e sede.
O cerimonial convidou Carlos Bitencourt (ex-jogador) e Antônio Carlos Avila (ex- presidente e ex-treinador) para que conduzissem um dos muitos troféus de campeão que o clube possui até o local onde estavam os outros símbolos do clube, enquanto se ouvia o hino do time, seguido pelo áudio de um gol na voz do narrador Luiz Carlos Leão. Em seguida o presidente do legislativo vereador Betinho Amaral (PMDB) entregou uma placa ao presidente do Clube José Antônio Lima da Silva (“Toninho Chaveiro”), que logo após fez um pronunciamento em nome do Clube. Foi seguido pela fala do presidente do legislativo, vereador Betinho Amaral, que enalteceu a importância do Clube e seus feitos que ficarão para história do esporte pedro-osoriense.
Lima foi responsável pela organização do Momento Cultural que aconteceu logo após a entrega dos títulos, este ano, visando homenagear os poetas que, através de seus versos, imortalizaram a cidade de Pedro Osório. Quando estes versos viraram música, foi lembrada a canção "Maria Fumaça" de Kleiton e Kledir e, ao vivo, o músico João Guerreiro cantou “Recordando Pedro Osório”, o cantor e instrumentista Guaraçai cantou “Com enchente e tudo”, de sua autoria, e Mauro Satte Alam Ferro interpretou “Te segura Pedro Osório”, todos acompanhados pelo acordeonista Paulo Ribeiro e no carron pelo ritmista Paulo Peres.
Logo após, foi convidada para fazer uso da palavra a Irmã Anair Maria Loro, que foi escolhida pelos homenageados para falar em nome de todos. Em seguida fez uso da palavra o prefeito municipal Cesar Roberto Couto de Brito, seguido do presidente do legislativo vereador Betinho Amaral. “Os homenageados pela décima terceira legislatura certamente fazem parte desta história e enchem de orgulho nossa comunidade, seja pelo trabalho desenvolvido nas suas áreas de atuação ou à frente das instituições escolhidas para receber o mérito de reconhecimento deste parlamento, o que é muito pouco diante do que realizaram, mas é nosso dever e nossa obrigação homenagearmos a todos aqueles que contribuíram para desenvolvimento deste município indistintamente”, disse o presidente em seu pronunciamento. A sessão foi encerrada com a interpretação à capela do Hino Riograndense nas vozes dos professores, mãe e filho, Elyane e Mauro Satte Alam Ferro.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados