Quarta, 24 de junho de 2026, 18:48h
Home Esportes
Além de participar e organizar competições, a academia também realiza o projeto social “Nocauteando as Drogas”
O trabalho da equipe jaguarense de boxe Punhos de Ouro, liderada pelo lutador profissional supercampeão brasileiro (meio pesado) e campeão do Mercosul Júlio Gonçalves, vem crescendo e ganhando destaque em várias cidades brasileiras e também nos países vizinhos.
No dia 11 a equipe esteve presente em Montevidéu (Uruguai), onde Júlio Gonçalves enfrentou, na categoria cruzador, o uruguaio Maurício Barragan. O evento contou com lutadores do Brasil, Uruguai e Argentina.
Conforme o lutador jaguarense, foi excelente participar deste momento e levar o nome da comunidade ao país vizinho. Ele conta que perdeu o combate por nocaute técnico no segundo round devido a desistência por um golpe que teve sangramento. “Não é permitido seguir o combate com sangramento, por isso parei a luta. Levamos também o atleta Edson Morales que realizou sua segunda luta da carreira. Ele fez o combate com o campeão do amador em Montevidéu e perdeu por pontos, mas estamos muito contentes e satisfeitos pelo fato do nosso trabalho estar sendo reconhecido e muito divulgado em todo território brasileiro e agora no exterior”, ressaltou.
Sobre as atividades desenvolvidas em Jaguarão, Júlio conta que está trabalhando na organização do 6º Circuito de Boxe Amador e Profissional, o qual deverá acontecer no mês de setembro em Jaguarão, com participação de atletas de São Paulo, Uruguai, Argentina e de diversas cidades gaúchas. “Já realizamos cinco circuitos em Jaguarão com a presença de lutadores de várias cidades do Brasil e do Uruguai. Além de promover o boxe, nossos eventos também visam o social, sendo que já arrecadamos mais de quatro toneladas de alimentos que foram doados para Santa Casa e para entidades assistenciais”, conta. Para finalizar, o lutador destaca que recebeu convite para defender o seu título brasileiro em Salvador, no mês de setembro, e também o título do Mercosul, no Chile.
Saiba mais sobre a equipe
De acordo com Júlio Gonçalves, o boxe em Jaguarão começou a dar os primeiros passos em 1998 quando ele representou o município na categoria peso pesado e conquistou o título de campeão pelotense, já em sua primeira participação. Em 2001, acompanhado de mais um atleta do município, ele teve destaque no torneio dos campeões, realizado em Porto Alegre. “Depois disso passamos um longo período sem participar das disputas, pois não tínhamos muito apoio. Em 2009, no início da administração do prefeito Cláudio, o Edílson Farias que estava assessorando o Núcleo de Esporte e Lazer me procurou, nos assegurou apoio e tivemos a oportunidade de resgatar o boxe em Jaguarão”, conta.
No ano passado Júlio conquistou o título de supercampeão brasileiro (meio pesado), na cidade de Rio Grande e em março deste ano o de campeão do Mercosul, em Salvador.
Atualmente, a academia de boxe Punhos de Ouro conta com cerca de 50 alunos e alunas que frequentam as aulas todas segundas, quartas e sextas em espaço cedido pela Prefeitura de Jaguarão, que apoia os eventos de boxe, com a disponibilização do Ginásio.
Junto à academia, Júlio mantém o projeto social Nocauteando as Drogas, oportunidade em que crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social recebem aulas gratuitas. “Trabalhamos com crianças e estimulamos o esporte, a disciplina e a concentração. Quanto mais crianças tiverem acesso ao esporte, são menos jovens que tendem a cair na violência e nas drogas”, finaliza.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados