Ter�a, 23 de junho de 2026, 02:39h
Home Esportes
A Seleção Gaúcha de Futebol Feminino foi criada para preencher a vaga do Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro, e apesar de ser disputado desde 2012, este ainda não teve participação gaúcha. No dia 24 de outubro, a pedro-osoriense Itainã Ávila Silveira recebeu a notícia de que estava convocada para a Seleção Gaúcha e foi convidada a dar uma entrevista exclusiva contando um pouco de sua trajetória no futebol.
Itainã Ávila Silveira, de 21 anos, natural e residente em Pedro Osório, começou a jogar futebol muito pequena: tinha nove anos e jogava com os jovens mais velhos no Ginásio de Pedro Osório. Por esse e tantos outros motivos, o sonho de ser convocada para a Seleção era antiga.
“Quando tinha seis anos, meu pai Itamar Souza ‘Chita’ me colocava na frente de casa a chutar a bola no muro para aprender a bater com os dois pés, e fazia eu e meu irmão, Valtistone Ávila, tocarmos a bola para aprendermos a chutar com o pé esquerdo também. Hoje, eu agradeço ao meu pai por isso e por todo o apoio que sempre me deu e ainda me dá até hoje. Minha mãe então, uma guerreira , sempre correndo pra me ajudar, me incentiva um monte e agradeço a ela também por tudo que tem feito por mim”, conta Itainã.
Em 2006, ela jogou seu primeiro campeonato em Pedro Osório, com o professor Álvaro Lucas como técnico, e sendo a única menina pequena no meio das “grandes”, maiores de 20 anos. Na época, Itainã tinha 11 anos e o time foi campeão do campeonato, com dois gols marcados por ela na final e a conquista da sua primeira medalha jogando futsal.
Em seguida, ela seguiu jogando com os garotos, e após um convite do técnico Maia para treinos, passava as tardes no ginásio se aperfeiçoando, para em 2007 receber o convite de Maia a fim de realizar um teste no Esporte Clube Pelotas, no futebol feminino de campo. “Eu prontamente disse que queria”, conta ela, que em seus treinos utilizava o Camping Municipal e fazia corrida até nas estradas. Treinou também por um tempo com o educador físico Mauro Satte Alam.
Em 2009, chega a vez do segundo teste no Pelotas: “O Maia marcou com o técnico do Pelotas e em abril fui lá. Logo após o treino recebi a notícia que tinha passado”. Itainã jogou desde a categoria Sub-15 até chegar na Adulta. Em abril deste ano ela completou sete anos no Pelotas/Phoenix e ao longo deste tempo disputou diversos campeonatos, torneios, amistosos e ainda os Campeonatos Gaúcho.
Quando recebeu a notícia da convocação para a Seleção Gaúcha, sua reação foi imediata: “Meu coração quase saiu pela boca, como se diz. Fiquei muito feliz com a notícia porque, como falei, é um sonho que tenho desde pequena. Graças a Deus eu só tenho a agradecer ao meu técnico Marcos Planella Barbosa por todo apoio que sempre me deu, e também às lobas em geral, atletas, comissão técnica, pais, enfim, a todos que estão junto comigo, um time maravilhoso e um ambiente sadio, onde me sinto muito a vontade, atletas sensacionais em geral com todas que já joguei”, relata.
Junto com Itainã, o Pelotas/Phoenix teve mais quatro atletas convocadas para a Seleção que irá disputar o Campeonato Brasileiro. A pedido da reportagem do JTR ela descreveu suas companheiras de clube e, agora, de Seleção: “Bárbara Warnke, uma atleta que é super gente fina, de um caráter enorme, humilde e uma zagueira extraordinária. A Rubiani Klug, já convocada para a Seleção outras vezes, uma goleiraça, de um grande potencial e ótima como pessoa. Débora Maciel, lateral de alta qualidade, já convocada pra Seleção também e, como pessoa, é espetacular, assim como as outras. Julia Cipriani, atacante veloz e com um grande potencial, como pessoa também é excelente. Beatriz Borges foi convocada também, mas não poderá ir por estar amamentando sua filha, já foi convocada para a seleção outras vezes e é uma jogadora de alta qualidade, uma baita zagueira, como pessoa é super gente boa e humilde”.
Finalizando, a atleta da Seleção fez questão de realizar uma série de agradecimentos: “Quero aqui deixar meu agradecimento a todas as pessoas que me apóiam até hoje ou já me apoiaram, familiares, amigos, tios, pais, irmãos, dindos e ao meu marido, Leandro Lopes, que está sempre me apoiando. Agradecer ao Maia, que sempre me deu força e me colocou no Pelotas, ao vereador Clademar Machado ‘Guiça’, que foi meu primeiro patrocinador das passagens para eu poder estar presente aos treinos, agradecer à Prefeitura e ao prefeito Cebinho, que me patrocina passagem desde 2010 até hoje para eu ir aos treinos em Pelotas, agradecer também aos professores que sempre me apoiaram no colégio e diziam pra mim que eu ia chegar na Seleção, professora Karen Ximendes e a Carmem Lúcia, agradecer ao vereador Betinho Amaral, que sempre me apoiou no futebol e sempre que precisei ele me ajudou e esteve sempre me acompanhando nessa caminhada, enfim, agradecer todo mundo que me deu força e dizer a todos os pedro-osorienses que é um orgulho fazer parte dessa cidade e agora poder estar representando na Seleção Gaúcha. Obrigada a todos!”.
Redator: Tradição Regional
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados