Segunda, 22 de junho de 2026, 21:22h




Galerias

Especiais

Jornal Tradição

II Caderno Especial Fenadoce 2019 2019/06

Receitas

Tabule

Assine


Home Esportes

Esportes

25-11-2016

JTR Entrevista: Prefeito eleito de Canguçu - Vinicius Pegoraro (PMDB)


Foto: Luciara Schneid

O entrevistado desta edição do JTR é o prefeito eleito de Canguçu, Vinicius Pegoraro (PMDB), que fala como deve conduzir o seu primeiro mandato à frente da administração do município. Pegoraro relata a situação em que se encontram os diversos setores da comunidade, as prioridades que devem ser atendidas pelo seu governo e como pretende se relacionar com a população canguçuense. Além disso, apresentamos aos leitores o perfil do novo administrador, sua formação, e trajetória política e familiar.


Na próxima edição: Prefeito eleito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter (PDT).



Quem é Marcus Vinicius Muller Pegoraro?


Eleito com 14.977 votos, 41,77% dos votos válidos, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Marcus Vinicius Muller Pegoraro, de 30 anos, é filiado ao PMDB desde 2003 e de lá para cá exerceu a presidência (2009 a 2012) da Juventude do PMDB de Canguçu. Formado em Odontologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, também se destacou na política estudantil, quando presidiu, no ano de 2010, o Diretório Acadêmico do curso. Atua como cirurgião-dentista no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canguçu e em consultório próprio.


Assumiu seu primeiro mandato eletivo em janeiro de 2013. Com 997 votos foi o terceiro vereador mais votado do município e com o maior número de votos do partido. Em 2013, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Canguçu. No mesmo ano e até 2015, presidiu o Diretório Municipal de Canguçu. Em 2013, exerceu ainda o cargo de secretário geral da Coordenadoria Regional do PMDB (Zona Sul). É casado com Jenifer Behling Krause, 31.


Pegoraro pretende fazer uma administração afinada com os anseios da população. “Vamos buscar a unidade do município e construir alternativas em conjunto”, diz ele, que quer transformar as demandas da população em ações no seu governo. “Reconhecemos acertos nas administrações passadas, mas queremos corrigir o que não deu certo e, por isso, precisamos unir Prefeitura e comunidade”, salienta.


No momento, o prefeito e sua equipe trabalham na transição com o antigo prefeito, o que, segundo ele, transcorre de maneira tranquila, apenas prejudicada um pouco pelo excesso de feriados nas duas últimas semanas. A composição do novo governo ainda está em fase de acertos, mas ele adianta que deve manter as atuais nove secretarias, com algumas reformulações, tais como a desvinculação do Turismo da Cultura e sua transformação em departamento dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, juntamente com a Agricultura, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, ele adianta que o vice-prefeito deve assumir uma secretaria.


“Temos que profissionalizar a gestão nos municípios. Quando se foca na gestão, as coisas começam a avançar e se consegue recuperar a qualidade na prestação de serviços”, diz. Segundo ele, a Prefeitura possui uma equipe eficiente e a ideia é aproveitar o potencial do funcionalismo, usando a educação, por exemplo, que é bastante articulada, como modelo para os demais setores.


Entre as prioridades que necessitam de ações mais emergenciais, ele cita a necessidade de manutenção do funcionamento do Hospital de Caridade de Canguçu e a reabertura da sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Esta é uma prioridade que gera preocupações em todo o município e este sentimento é comum à zona urbana e rural”. Na sua análise, a atual situação do hospital é resultado de uma série de equívocos após a intervenção. “O governo do Estado aportou muitos recursos que não foram utilizados da forma mais necessária”, diz.


Segundo ele, faltou aperfeiçoar a profissionalização da gestão, apesar de concordar que houveram acertos também. Entre as consequências desta falta de estruturação, a UTI foi fechada, Canguçu perdeu as cirurgias eletivas para Piratini e o Pronto Socorro tem dificuldades para se manter funcionando.


 


Existem ainda as prioridades específicas da população urbana e rural, diz. Na zona rural, ele cita a conservação e manutenção das vias como a que carece de ações mais dedicadas da gestão. Na zona urbana, a atuação mais urgente, segundo ele, é dar agilidade aos processos internos de liberação de construção civil. “Temos um Plano Diretor que precisa ser refeito, pois só se determina o que são áreas comerciais e residenciais, e temos muitas áreas de preservação ambiental dentro da cidade”. Segundo o prefeito, é preciso dar segurança aos investidores, pois a construção civil é o setor que oferece a resposta mais rápida na geração de empregos no município. Ele cita projetos como o Minha Casa Minha Vida, que perdeu muitos projetos por dificuldades de aprovação e falta de regularização fundiária de alguns terrenos.


Na área da educação, ele reconhece que houve avanços sucessivos. “Este é um ponto positivo do município, que possui um grupo de trabalho junto à Secretaria de Educação muito articulado e um corpo docente qualificado”, diz. No entanto, algumas questões entravam inclusive o aporte de investimentos do governo federal, como duas obras de escolas de educação infantil paradas, quando há um déficit de vagas.


Na área da segurança, Pegoraro diz que o município vem sofrendo com o aumento da criminalidade de todos os tipos. No entanto, o que mais avançou foi o abigeato. “Queremos criar ações articuladas e tornar a Prefeitura um agente pró-ativo”, diz. Entre essas ações ele cita a melhoria da iluminação pública, além de fazer com que a comunidade utilize mais espaços como praças, ginásios e escolas.


No caso específico do abigeato, ele sugere a criação de uma rede de informações sigilosas ligadas à Brigada Militar e Polícia Civil para que possam agir na hora certa. Também acredita em ações integradas entre agentes de fiscalizações das Secretarias de Saúde entre municípios com a mobilização via Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). “O crime acontece em Canguçu, mas a comercialização ocorre em outro município da região”, diz.


Ainda na área da segurança, Pegoraro cita a necessidade de estabelecer equipes para monitorar as câmeras de vigilância, que são usadas, mas não evitam que o delito seja cometido. “Quem sabe viabilizar junto ao governo do Estado a utilização de oficiais da reserva”.


Outra possibilidade seria a criação de uma Guarda Municipal, mas isso poderia gerar um comprometimento maior com pessoal. “São caminhos que a gestão tem que escolher”, diz.


Pegoraro pretende enxugar os gastos com Cargos de Confiança (CCs) e estipular um limite para os gastos. “Inicialmente, vamos trabalhar com uma estrutura bem restrita e não vamos gastar mais do que já está sendo gasto, a fim de organizar a estrutura com um teto”, diz. “Este ano vai vir com dificuldades econômicas que vamos ter que vencer”, complementa.


No que diz respeito à atração de novos investimentos, Pegoraro diz que a primeira providência será regularizar a situação do Distrito Industrial, que não possui licenciamento ambiental. “A intenção é trazer setores que lidem diretamente com nossa matriz produtiva, porque além de gerar empregos na cidade irão gerar renda para quem está no campo”.


O administrador pretende ainda aproximar o setor público do produtivo, através da criação de uma política agrícola municipal. “Está na hora da Prefeitura dar sua parcela de contribuição, valorizar o agricultor e os exemplos positivos”.


Segundo ele, o desenvolvimento que se tem hoje em cadeias como o pêssego, o fumo, o leite, agroecologia, morango, oliva e outros, foram buscados pelo próprio produtor. Também reforça o apoio a outras áreas como o turismo, eventos e esportes, que possuem iniciativas bem sucedidas, mas que não têm o alcance desejado por falta de incentivo.


Confira algumas das prioridades do prefeito:


Saúde: Reabertura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Caridade de Canguçu;


Educação: Conclusão das obras das escolas de educação infantil dos bairros Isabel e Vila Nova;


Segurança: Trabalhar em ações conjuntas, entre governo estadual e municipal, para o combate ao abigeato;


Infraestrutura: Recuperação e manutenção das estradas rurais do município e dar mais agilidade à aprovação de projetos de construção civil.


Redator: Tradição Regional



JTR Entrevista: Prefeito eleito de Canguçu - Vinicius Pegoraro (PMDB)


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

JTR Entrevista: Prefeito eleito de Canguçu - Vinicius Pegoraro (PMDB)





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

JTR Entrevista: Prefeito eleito de Canguçu - Vinicius Pegoraro (PMDB)


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados