Quinta, 25 de junho de 2026, 16:52h




Galerias

Especiais

Jornal Tradição

II Caderno Especial Fenadoce 2019 2019/06

Receitas

Tabule

Assine


Home Policial

Policial

06-04-2016

Comandante da BM preso diz que ficou com arma da Nasf para evitar briga de casal


Foto: Marcelo Kervalt - Agência RBS

Tenente-coronel André Luis Pithan foi preso em posse de arma registrada no nome de Wagner Nicoletti Fernandes, um dos sócios de empresa de segurança investigada pelo MP por atuar como "milícia" em Pelotas


Preso em flagrante na Operação Braço Forte na tarde desta terça-feira e liberado após pagar fiança de R$ 1 mil, o tenente-coronel André Luis Pithan, comandante da Brigada Militar em Pelotas, negou envolvimento nos crimes atribuídos à empresa de segurança privada Nasf, suspeita de torturar pessoas que furtavam ou roubavam locais protegidos por ela e de extorquir moradores e empresários da cidade para forçar a contratação dos seus serviços.



A prisão de Pithan ocorreu após o Ministério Público flagrá-lo na posse de uma arma registrada em nome de Wagner Nicoletti Fernandes, proprietário da Nasf em sociedade com seu pai, o tenente aposentado da BM Nelson Antonio da Silva Fernandes. Em entrevista a ZH, Pithan afirma que a arma foi entregue a ele pelo próprio Wagner, com o objetivo de evitar "um mal maior" durante uma briga de casal.


Por que o senhor estava com a arma de um dos sócios da Nasf?


Eu fui envolvido nesse fato por causa de uma briga de um casal semana passada — o filho do dono da Nasf (Wagner Nicoletti Fernandes) e a esposa dele, que é soldado e trabalha aqui no 4º Batalhão. Eles brigaram por volta das 4h, e o Wagner me entregou a arma dele para que não acontecesse um mal maior ali, decorrente da briga. Eu fiquei com essa arma até baixarem os ânimos. A arma está legalmente registrada e eu sabia disso. Ocorre que havia uma investigação na qual foi citado que essa arma estava comigo. Logo que tomei conhecimento disso eu levei a arma até a Delegacia de Polícia (A versão de Pithan contraria a do Ministério Público, segundo a qual a Corregedoria da Brigada Militar se deslocou até o quartel após ser alertada e deu voz de prisão ao comandante, que foi encaminhado posteriormente à delegacia). A única coisa que me relaciona com isso foi o fato de eu estar com essa arma. Fui preso por posse ilegal de arma de fogo, paguei fiança e fui liberado.


O senhor tinha conhecimento dos crimes dos quais a Nasf está sendo acusada?


Quando eu cheguei em Pelotas, em 2014, já tinha informações de que a Nasf era uma milícia. A primeira providência que tomei foi fazer uma singela investigação. Abordamos os veículos da Nasf e não encontramos nada de irregular na época. Então, não nos envolvemos mais com isso. Não cabe à Brigada Militar fazer investigação sobre o caso.


Há fotos do senhor abraçado com Wagner, sócio da Nasf. Qual é a sua relação com ele?


Somente no final do ano passado que eu tive contato com a família, quando conheci o Wagner e o tenente Nelson através dessa soldado do 4º Batalhão. O Wagner é meu amigo.


Segundo assessoria da Brigada Militar, o senhor será deslocado de função e não mais atuará na Região Sul. O senhor já foi comunicado sobre as medidas que o Comando da BM irá tomar em decorrência da sua prisão?


Eu fiquei sabendo que vou ser afastado do comando do 4º Batalhão e que serei afastado de Pelotas. Não veio nada oficial do Comando ainda, mas, conhecendo a Brigada Militar, é provável que isso de fato aconteça.


Afastamento
O coronel Alfeu Freitas, comandante da Brigada Militar, disse que o tenente-coronel Pithan foi afastado temporariamente de suas atividades e que a sua participação nos episódios ligados à Nasf está sendo analisada pelo Comando.


— Vamos transferi-lo do comando e, inclusive, da região de Pelotas. Estamos analisando qual destino daremos para ele.


Segundo Freitas, será aberto um inquérito policial-militar para apurar a situação.


— A transferência é para o bem das investigações. Eu não posso deixar um tenente-coronel comandante, que é o alvo desse inquérito, lá na região. Vou levar ele para outro local — afirmou.


Fonte: Zero Hora



Comandante da BM preso diz que ficou com arma da Nasf para evitar briga de casal


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Comandante da BM preso diz que ficou com arma da Nasf para evitar briga de casal





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Comandante da BM preso diz que ficou com arma da Nasf para evitar briga de casal


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados