Domingo, 28 de junho de 2026, 15:54h
Home Politica
Eleição ocorreu durante Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2015 e 27º Seminário de Municipalização da Saúde, em Porto Alegre
O trabalho do secretário de Saúde de Jaguarão, Celso Caetano, em prol da saúde pública vem ganhando destaque. Na última semana, Caetano, que é presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Região Sul, que agrega 22 municípios, foi eleito para integrar a diretoria do Conselho Estadual. A eleição ocorreu durante o Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2015 e 27º Seminário de Municipalização da Saúde, com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, o financiamento, as responsabilidades e as relações institucionais”, realizado de 14 a 16 de julho, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
Ao retornar da atividade, o secretário conversou com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura e falou um pouco sobre este novo desafio na área da Saúde e alguns detalhes sobre o Congresso.
Confira os principais trechos da entrevista:
Qual tua avaliação sobre o Congresso que participastes?
Celso: O Congresso é realizado anualmente e é de suma importância para o nosso trabalho, pois é um momento de discussão sobre diversos assuntos de impacto na saúde e também uma oportunidade de troca de experiências com demais secretários de Saúde de todo o Rio Grande do Sul.
Este congresso, além das discussões pontuais relacionadas a saúde, também serve como um bom momento de aprendizagem e conhecimento, pois com poucos recursos sempre se pode conhecer experiências exitosas de outros municípios. Também é um bom momento de diálogo com representantes da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. Outro ponto forte foi as eleições, em que nossa região conseguiu ficar bem representada na chapa estadual, pois estamos sempre presentes e batalhando em prol da zona sul.
Quais os principais temas que foram debatidos?
Celso: Os principais temas abordados foram a busca de resoluções para a superação do atual momento de crise com a falta de repasses, que tem afetado profundamente a saúde pública; as experiências exitosas de municípios na área de atenção básica; a judicialização da saúde e as eleições da nova diretoria do Cosems RS que atuará nos próximos 2 anos.
Como foi tratada a questão do atraso de repasses e o drama vivido por diversos hospitais e cidades gaúchas na área da saúde?
Celso: Conforme o presidente Marcelo Bósio enfatizou no evento, foi tratada a importância e a necessidade dos gestores de saúde unirem esforços para entregar um Sistema Único de Saúde (SUS) qualificado à população e assumirem o protagonismo dos municípios. “Por entendermos a crise, não estamos em um momento de debate sobre a insuficiência de recursos, mas sim para garantir os repasses mínimos para dar continuidade à estrutura que hoje está em funcionamento”. Mas é importante destacar que em diversos momentos do congresso foi cobrada a responsabilidade do governo do Estado pelo não repasse dos recursos para as secretarias municipais e hospitais.
Para finalizar, podes falar um pouco sobre o processo de eleição da diretoria?
Celso: Durante o Congresso, foi realizada eleição da nova diretoria para os próximos dois anos e a nossa zona sul ficou representada nesta diretoria com três secretários. A composição ficou da seguinte maneira:
Diretoria 2015/2017:
Marcelo Bósio (Canoas) - Presidente
Sandra Sperotto (Viamão) - 1ª Vice-Presidente
Marcos Roberto Petri (Victor Graeff) - 2º Vice-Presidente
Dilma Tessari (Caxias) - 1ª Secretária
Celso Caetano (Jaguarão) - 2º Secretário
Emerson Arli Magni da Silva (Osório) - 1º Tesoureiro
Francisco Solano Trindade de Lima (São Vicente do Sul) - 2º Tesoureiro
Conselho Fiscal:
Titulares: Ademar Kuyven (Senador Salgado Filho), Aline Gewehr Trindade (Candelária), Paulo Fernandes (Palmeira das Missões)
Suplentes: Fernando Ritter (Porto Alegre), Maria Esther P. Grieber (Bom Princípio), Daniel Ferroni (São Gabriel)
Diego Espíndola (Piratini) - Vice presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems sul)
Arilson Cardoso (São Lourenço do Sul) - Conselho Nacional de Saúde
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados