Domingo, 28 de junho de 2026, 00:49h
Home Politica
Objetivo do encontro foi estreitar laços entre as prefeituras e o MP na discussão sobre a grave situação financeira vivida pelos municípios
Prefeitos das cidades que integram a Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul) se reuniram na segunda-feira (14) no Paço Municipal de Pelotas com representantes dos Ministérios Públicos da região. O objetivo do encontro foi estreitar laços entre as prefeituras e o MP na discussão sobre a grave situação financeira vivida pelos municípios com o atraso de repasse de verba pelo governo estadual, principalmente, na área da saúde, que tem comprometido a execução de serviços.
Presidente da Azonasul, o prefeito Eduardo Leite liderou o encontro e, ao lado da secretária de Saúde Arita Bergmann, apresentou um balanço da situação atual da saúde em Pelotas. Apenas em 2014, o saldo em atraso que deveria ter sido repassado pelo Estado chegou a R$ 7.968.890,05, sendo R$ 3.917.251,40 para o Município e R$ 4.051.648,65 para os hospitais.
Leite ressaltou a importância do encontro entre os promotores e prefeitos. “Precisamos estabelecer procedimentos e ações coletivas que auxiliem na busca de soluções. Criar um ambiente de discussão é fundamental para enfrentar as dificuldades que os Municípios estão passando”, afirmou Eduardo.
Nesta sexta-feira (18), às 14h, os prefeitos da Azonasul se reúnem em Arroio Grande para tratar da paralisação das prefeituras convocada pela Famurs, que irá ocorrer no dia 25.
Participaram do encontro a promotora pública de Pelotas, Dra. Roseli de Azevedo Lopes; o promotor de Santa Vitória do Palmar, Dr. Rogério Caldas; o coordenador do Centro de Apoio de Direitos Humanos do Estado, Mauro Souza; prefeitos e secretários de saúde da região.
Redator: Assessoria de Imprensa
Fechar X
Fechar X
Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS
E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514
© Todos os direitos reservados