S�bado, 27 de junho de 2026, 22:41h




Galerias

Especiais

Jornal Tradição

II Caderno Especial Fenadoce 2019 2019/06

Receitas

Tabule

Assine


Home Politica

Política

23-09-2015

Sartori após tarifaço: "Situação de emergência no RS vai continuar"


Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini Sartori falou à imprensa após aprovação de pacote de aumento de impostos

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, avaliou nesta quarta-feira (23) a aprovação do projeto que reajusta as alíquotas de ICMS no Estado a partir de 2016. O texto foi aprovado pela Assembleia Legislativa e é considerado crucial pelo Piratini no enfrentamento à crise financeira.


Sartori agradeceu o apoio do Parlamento e da sociedade e a compreensão sobre o projeto do tarifaço.



“Quero agradecer a sociedade do Rio Grande do Sul, aos gaúchos e gaúchas que compreenderam isso (o aumento de impostos) porque poderiam ter trabalhado de uma forma diferente. Apesar de toda a dor e dificuldade, (os secretários) souberam entender construir um processo diferenciado que teve o apoio do Parlamento e de grande parte da sociedade do RS”, afirmou em entrevista coletiva no Palácio Piratini.


Sartori lembrou que o tarifaço é apenas uma parte do ajuste fiscal e disse que a medida que resolve somente “um terço do déficit previsto para 2016”, que é de R$ 6,1 bilhões. O governador lembrou que o Rio Grande do Sul vive um momento de emergência financeira e projetou que as dificuldades vão permanecer.“Nós vivemos uma situação de emergência financeira e essa situação de emergência deve continuar. Nós temos feito aquilo que é possível para enfrentar isso de pé e olhando para frente”, disse.


Na entrevista coletiva desta manhã, o governador José Ivo Sartori justificou a ação no Supremo Tribunal Fedeeral (STF) que questiona o contrato da dívida do Estado com a União. A ação foi protocolada em Brasília na noite de terça-feira.


“Rever a dívida do Estado com a União é condição vital para a sustentabilidade financeira do Estado”, disse.


Veja como cada deputado votou sobre aumento do ICMS no Estado


Com diferença de apenas um voto, a Assembleia gaúcha aprovou, nesta terça-feira (22), dois projetos que elevam o ICMS no Rio Grande do Sul.


O primeiro deles é o que cria o Fundo de Proteção e Amparo Social (Ampara). Segundo a proposta do governo, o fundo será abastecido com recursos provenientes do aumento de dois pontos percentuais no ICMS sobre TV por assinatura (atualmente em 12%), fumo, bebidas alcoólicas, cerveja sem álcool, cosméticos e perfumes (25%).


O segundo eleva a alíquota básica do ICMS de 17% para 18% e aumenta de 25% para 30% o tributo para gasolina, álcool, telefonia e energia elétrica.


Votaram CONTRA os projetos:


PT


Adão Villaverde


Altemir Tortelli


Edegar Pretto


Jeferson Fernandes


Luiz Fernando Mainardi


Miriam Marroni


Nelsinho Metalúrgico


Stela Farias


Tarcisio Zimmerman


Valdeci Oliveira


Zé Nunes


PP


Adolfo Brito


Frederico Antunes


Sérgio Turra


Silvana Covatti


PTB


Aloísio Classmann


Luís Augusto Lara


Marcelo Moraes


Maurício Dziedricki


Ronaldo Santini


PSDB


Jorge Pozzobom


PPS


Any Ortiz


PCdoB


Juliano Roso


Junior Piaia


PPL


Bombeiro Bianchini


PSOL


Pedro Ruas


Votaram A FAVOR do projeto:


PMDB


Alexandre Postal


Álvaro Boessio


Gabriel Souza


Gilberto Capoani


Ibsen Pinheiro


Tiago Simon


Vilmar Zanchin


PP


Ernani Polo


João Fischer


Pedro Westphalen


PDT


Ciro Simoni


Dr. Basegio


Eduardo Loureiro


Enio Bacci


Gilmar Sossella


Juliana Brizola


Marlon Santos


Regina Becker Fortunati


PSDB


Adilson Troca


Pedro Pereira


Zilá Breitenbach


PSB


Catarina Paladini


Elton Weber


Liziane Bayer


PV


João Reinelli


PSD


Mario Jardel


PR


Missionário Volnei


Redator: Rádio Gaúcha



Sartori após tarifaço: "Situação de emergência no RS vai continuar"


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Sartori após tarifaço: "Situação de emergência no RS vai continuar"





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Sartori após tarifaço: "Situação de emergência no RS vai continuar"


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: [email protected] / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados